Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 12 Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

Clientes

Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

Dec 14, 2006

Richard Rorty é um dos maiores nomes da filosofia contemporânea e talvez o mais influente intelectual norte-americano da atualidade. Neste Contra os patrões, contra as oligarquias, fruto de uma entrevista concedida aos professores Derek Nystrom e Kent Puckett, aborda-se a história intelectual de Rorty, os efeitos da globalização, a produção acadêmica e, em particular, o seu livro Achieving Our Country: Leftist Thought in Twentieth Century America, um manifesto político que recupera Walt Whitman e John Dewey para defender a idéia de uma esquerda progressista e pragmática. A partir das principais concepções filosóficas revolucionárias de Rorty, Nystrom e Puckett buscam deixar mais clara a visão política de Rorty. Assim, fica mais compreensível a sua defesa de uma “esquerda que deve ser praticada” em oposição a uma “esquerda contemplativa”.

Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

Richard Rorty é um dos maiores nomes da filosofia contemporânea e talvez o mais influente intelectual norte-americano da atualidade. Neste Contra os patrões, contra as oligarquias, fruto de uma entrevista concedida aos professores Derek Nystrom e Kent Puckett, aborda-se a história intelectual de Rorty, os efeitos da globalização, a produção acadêmica e, em particular, o seu livro Achieving Our Country: Leftist Thought in Twentieth Century America, um manifesto político que recupera Walt Whitman e John Dewey para defender a idéia de uma esquerda progressista e pragmática.

A partir das principais concepções filosóficas revolucionárias de Rorty, Nystrom e Puckett buscam deixar mais clara a visão política de Rorty. Assim, fica mais compreensível a sua defesa de uma “esquerda que deve ser praticada” em oposição a uma “esquerda contemplativa”. Seu modelo é o “ironista liberal”, alguém que redescreve o mundo independentemente dos jogos de linguagem herdados, realizando neste processo a separação cognitiva dos propósitos privados e públicos. Em Contra os patrões, contra as oligarquias, Rorty defende esta sugestão provocativa das objeções que recebeu.

Contra os patrões, contra as oligarquias também traz o filósofo em sua melhor forma, apresentando um Rorty conhecido dos que freqüentam suas palestras, um intelectual combativo e de certa forma diferente para os que o conhecem apenas pelos livros publicados.

Sobre o autor

Um dos mais importantes filósofos vivos da atualidade, Richard Rorty atualmente é professor no Departamento de Literatura Comparada na Stanford University. É autor, entre outros, de Philosophy and the Mirror of Nature (1979), Contingency, Irony, and Solidarity (1989), Essays on Heidegger and Others: Philosophical Papers (1991) e Truth and Progress: Philosophical Papers (1998). Pela Editora UNESP, foram publicados Filosofia, racionalidade, democracia – Os debates Rorty & Habermas, que reúne textos dos dois filósofos selecionados por José Crisóstomo de Souza, e Rorty e a redescrição, de Gideon Calder.

Título: Contra os patrões, contra as oligarquias – Uma conversa com Richard Rorty
Autores: Richard Rorty, Derek Nystrom e Kent Puckett
Número de páginas: 95
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 17
ISBN: 8571396914
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom