Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 A esterilização feminina em bairro carente de Recife e a complexidade dos processos sociais

Clientes

A esterilização feminina em bairro carente de Recife e a complexidade dos processos sociais

Jan 03, 2007

Durante quatro anos, a antropóloga dinamarquesa Anne Line Dalsgaard acompanhou o cotidiano de mulheres de um bairro pobre urbano da região metropolitana do Recife (PE), onde a esterilização feminina é prática freqüente. Anne capta a lógica de vida destas mulheres e situa a esterilização como parte de uma busca de seu reconhecimento como pessoas, em um mundo repleto de controle, violência, emoções contraditórias e resistência cultural. O resultado de seu trabalho está em Vida e Esperanças, lançamento da Editora UNESP.

A esterilização feminina em bairro carente de Recife e a complexidade dos processos sociais

A esterilização feminina em bairro carente de Recife e a complexidade dos processos sociais

Durante quatro anos, a antropóloga dinamarquesa Anne Line Dalsgaard acompanhou o cotidiano de mulheres de um bairro pobre urbano da região metropolitana do Recife (PE), onde a esterilização feminina é prática freqüente. O resultado de seu trabalho está em Vida e Esperanças, lançamento da Editora UNESP.

Anne capta a lógica de vida destas mulheres e situa a esterilização como parte de uma busca de seu reconhecimento como pessoas, em um mundo repleto de controle, violência, emoções contraditórias e resistência cultural. Ao invés de apostar em uma noção fatalista da situação, a autora Line conclui que a esterilização representa uma maneira de ação em benefício próprio, de exercer o comando sobre a própria vida. Dados e estatísticas sistematicamente coletadas e organizadas são valorizados pelo relato sincero das mulheres da periferia, instaurando uma compreensão da complexidade e da densidade de processos sociais e cognitivos.

Outra contribuição de Vida e Esperanças está na discussão de quadros teóricos contemporâneos no campo das ciências sociais, especialmente no da antropologia em seus vínculos com a realidade brasileira. A autora declara sua preferência por uma fenomenologia que confere a voz aos que estão “vivendo a vida” que, ao contrário de estimular a busca por interpretações mais lineares, desperta potenciais interpretações compreensivas. Anne Line deixa claro que seu objetivo é fazer o leitor refletir sobre sua própria situação se comparada com a descrita no livro e sobre a forma de organização desigual da sociedade que permite que uns sofram mais que os outros por conta da pobreza e da violência.

Sobre a autora - Anne Line Dalsgaard é professora associada da Aarhus University, antropóloga social que tem trabalhado no Brasil durante vários períodos, desde 1997. Recentemente, engajou-se em um projeto com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. Em 2004, seu livro – agora publicado em português – recebeu Menção Honrosa da Society of Medical Anthropology, órgão da American Anthropological Association.

Título: Vida e Esperanças – Esterilização feminina no Nordeste
Autora: Anne Line Dalsgaard
Número de páginas: 320
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 85-7139-671-X
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br



Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom