Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 Clássica crítica de Gerard Lebrun ao sistema hegeliano é lançada em português

Clientes

Clássica crítica de Gerard Lebrun ao sistema hegeliano é lançada em português

Jan 17, 2007

A paciência do conceito – Ensaio sobre o discurso hegeliano, que a Editora UNESP acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro, é, ao lado de Kant e o Fim da Metafísica, o grande legado deixado por Gérard Lebrun e um dos grandes trabalhos de hermenêutica em Filosofia. Na obra, ao invés de um “inventário das estruturas de uma filosofia” ou um retrato da evolução de um pensamento, o filósofo e professor francês discute parâmetros para entender as teses hegelianas justamente a partir do novo modo de pensamento inaugurado por Hegel.

Clássica crítica de Gerard Lebrun ao sistema hegeliano é lançada em português

Clássica crítica de Gerard Lebrun ao sistema hegeliano é lançada em português

A paciência do conceito – Ensaio sobre o discurso hegeliano, que a Editora UNESP acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro, é, ao lado de Kant e o Fim da Metafísica, o grande legado deixado por Gérard Lebrun e um dos grandes trabalhos de hermenêutica em Filosofia. Nestes amplos ensaios, o filósofo e professor francês que deixou uma marca profunda nos estudos filosóficos brasileiros procura discutir e entender o discurso hegeliano.

Mas não se trata de reconstituir as teses de Hegel, pois como se mostra em A paciência do conceito, é impossível resumir o hegelianismo, conferindo-lhe “um lugar na constelação de sistemas”.  Assim, ao invés de um “inventário das estruturas de uma filosofia” ou um retrato da evolução de um pensamento, Lebrun discute parâmetros para entender as teses hegelianas justamente a partir do novo modo de pensamento inaugurado por Hegel.

Neste caminhar, se percebe que o hegelianismo é bem mais do que uma crítica dogmática dos dogmas. Analisa o modo como Hegel prolonga a autonomia do pensamento filosófico, liberto da tarefa de revelar a Verdade e de uma função descritiva, e generosamente compartilha o seu entendimento do significado das questões que este novo modo de entender a Filosofia coloca.

Enfim, Lebrun segue “os conselhos de paciência” de Hegel até ver “onde conduz tal exercício”.  Desfruta da liberdade conquistada frente ao dogma para trabalhar os textos de Hegel e “brincar com seus conteúdos”.

Sobre o autor – O filósofo francês Gérard Lebrun ocupou, durante a década de 60, a cátedra de filosofia mantida pelo governo francês na Universidade de São Paulo, para onde voltou em 1973. A partir de 1980 alternou os semestres letivos entre Universidade de Aix-em-Provence e a USP, lecionando também na Unicamp. Além de A paciência do conceito – Ensaio sobre o discurso hegeliano, é autor de outros livros importantes da Filosofia contemporânea, como Kant e o fim da metafísica (1970) e O avesso da dialética: Hegel à luz de Nietzsche (1988).

Título: A paciência do conceito – Ensaio sobre o discurso hegeliano
Autor: Gérard Lebrun
Tradutor: Silvio Rosa Filho
Número de páginas: 412
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 85-7139-648-5
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom