Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 Metodologia estatística da Análise de Agrupamentos é tema de obra da Editora UNESP

Clientes

Metodologia estatística da Análise de Agrupamentos é tema de obra da Editora UNESP

Jan 21, 2007

Análise de Agrupamentos é o nome atribuído a um conjunto de procedimentos que busca reunir objetos similares (objetos, seres humanos, animais, plantas e municípios, por exemplo) em determinados grupos ou classes.Trata-se de um método criado para ajudar na organização de tarefas e na compreensão do mundo. Em Introdução à análise de agrupamentos, lançamento da Editora UNESP, o autor Fernando Frei discorre sobre a estrutura conceitual e metodológica do instrumental estatístico da Análise de Agrupamentos.

Metodologia estatística da Análise de Agrupamentos é tema de obra da Editora UNESP

Metodologia estatística da Análise de Agrupamentos é tema de obra da Editora UNESP

Análise de Agrupamentos é o nome atribuído a um conjunto de procedimentos que busca reunir objetos similares (objetos, seres humanos, animais, plantas e municípios, por exemplo) em determinados grupos ou classes. Trata-se de um método criado para ajudar na organização de tarefas e na compreensão do mundo. Em Introdução à análise de agrupamentos, lançamento da Editora UNESP, o autor Fernando Frei discorre sobre a estrutura conceitual e metodológica do instrumental estatístico da Análise de Agrupamentos.

Atualmente, as técnicas de agrupamentos são aplicadas em diversas áreas. Por exemplo: institutos de pesquisa agrupam áreas geográficas segundo indicadores sociais, econômicos ou de mortalidade, para realizar estudos de ações públicas específicas; botânicos agrupam plantas com o objetivo de descrever a comunidade ecológica local, de modo a indicar áreas para o desenvolvimento ou conservação da agricultura ou métodos para a prevenção da erosão do solo; analistas de mercado agrupam cidades, residências e consumidores, para determinar estratégias de vendas.

Introdução à análise de agrupamentos apresenta os principais passos operacionais da Análise de Agrupamentos a partir do software SPSS para ambiente Windows. A informática passou a contribuir muito para os cálculos e a manipulação de matrizes dessa metodologia que teve sua descrição inicial formulada na década de 30. Em resumo, são cinco os passos para realizar a Análise de Agrupamentos: obtenção da matriz de dados; padronização da matriz de dados (se necessário); cálculo da matriz de distância de similaridade; utilização do(s) método(s) de agrupamento(s); e decisão do número de grupos.

Fernando Frei ilustra a aplicação da Análise de Agrupamentos em três casos na área de epidemiologia: em um estudo sobre mortalidade violenta no Estado de São Paulo; outro sobre as condições de vida e o padrão de uso dos serviços básicos de saúde do município de Embu (SP); e a terceira aplicação se refere à análise de 60 indivíduos quanto ao diagnóstico de Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R.). Em virtude das aplicações práticas, a obra fornece ao leitor indicações precisas e atuais sobre o conceito, a estrutura e a utilidade da Análise de Agrupamentos.

Sobre o autor - Fernando Frei é bacharel em Estatística pela UFSCar, mestre e doutor em Saúde Pública pela USP. Professor da FCL de Assis - Unesp, coordena o Laboratório de Estatística Aplicada e é responsável pela área de estatística junto aos Cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia.

Título: Introdução à análise de agrupamentos – teoria e prática
Autor: Fernando Frei
Número de páginas: 111
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25
ISBN: 85-7139-688-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom