Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 Revolução Salvadorenha: conflito entre interesses geopolíticos e direitos humanos

Clientes

Revolução Salvadorenha: conflito entre interesses geopolíticos e direitos humanos

Jan 06, 2007

A violência do governo contra o povo salvadorenho ocorria desde o início do século XIX até que uma guerra civil de onze anos de duração e acordos de paz subseqüentes dessem fim à repressão política, em 1992. A recente revolução de El Salvador é tema do lançamento da Editora UNESP, A Revolução Salvadorenha, obra de Tommie Sue-Montgomery e Christine Wade. Como a maioria dos países da América Latina, El Salvador tem convivido com extremos de riqueza e pobreza ao longo de seus quase quinhentos anos de existência.

Revolução Salvadorenha: conflito entre interesses geopolíticos e direitos humanos

Revolução Salvadorenha: conflito entre interesses geopolíticos e direitos humanos

A violência do governo contra o povo salvadorenho ocorria desde o início do século XIX até que uma guerra civil de onze anos de duração e acordos de paz subseqüentes dessem fim à repressão política, em 1992. A recente revolução de El Salvador é tema do lançamento da Editora UNESP, A Revolução Salvadorenha, obra de Tommie Sue-Montgomery e Christine Wade. Como a maioria dos países da América Latina, El Salvador tem convivido com extremos de riqueza e pobreza ao longo de seus quase quinhentos anos de existência.

Com uma área inferior à do menor estado brasileiro, Sergipe, El Salvador localiza-se ao sul de Honduras e a oeste da Guatemala. É uma região de terremotos freqüentes e o único país da América Central sem saída para o oceano Atlântico. El Salvador herdou a pobreza de seu passado colonial e, ao longo do primeiro século após a independência, foi governado pela oligarquia conhecida como Los Catorce (Os Catorze) e por um período de sessenta anos, iniciado na década de 30, o Exército assumiu o controle político do país.

Tommie e Christine abordam quatro momentos principais na história salvadorenha, antecedentes de uma das mais sangrentas guerras civis da América Central. O primeiro data da ocupação de terras comunitárias para promover a exportação de café. O segundo coincide com a crise econômica e política que se seguiu à depressão da economia mundial em 1929, o que resultou na instalação de um regime militar que deveria proteger os interesses da elite cafeeira. O terceiro momento, de 1944 a 1979, caracteriza-se por ciclos de repressão e reforma. E o quarto, relaciona-se à séria ameaça que a oposição eleitoral representou para os interesses do status quo, levando o Exército a cercear as opções de voto do povo e a usar amplamente a violência para controlar e calar os dissidentes.

Destinada a estudantes do ensino médio, universitários e ao público em geral, A Revolução Salvadorenha é um convite à reflexão e ao diálogo sobre uma revolução peculiar mesmo para os padrões brutais das revoluções do subcontinente.

Sobre as autoras – Tommie Sue-Montgomery é Ph.D. em política pela Universidade de Nova York e já lecionou em mais de 60 faculdades e universidades nos EUA, Canadá, El Salvador e Argentina. Christine Wade, Ph.D. pela Universidade de Boston, é professora de ciências políticas na Washington College.

Sobre a Coleção Revoluções do Século 20A Revolução Salvadorenha é o sétimo livro da coleção organizada e dirigida pela historiadora Emília Viotti da Costa. Os outros seis títulos são: A Revolução Alemã, A Revolução Chinesa, A Revolução Cubana, A Revolução Guatemalteca, As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético e A Revolução Nicaragüense.

Título: A Revolução Salvadorenha – da revolução à reforma
Autoras: Tommie Sue-Montgomery e Christine Wade
Tradução: Maria Silvia Mourão Netto
Número de páginas: 140
Formato: 10,5 x 19 cm
Preço: R$ 18
ISBN: 85-7139-661-2
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom