Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 Textos de Bobbio iluminam e atualizam o debate sobre o marxismo

Clientes

Textos de Bobbio iluminam e atualizam o debate sobre o marxismo

Jan 10, 2007

Ser “de esquerda” é algo que, hoje, até políticos tradicionalmente tidos como “esquerdistas” dizem não fazer sentido. Ou não faz sentido quando se atinge a maturidade, como argumentou recentemente o presidente Lula. Este, de fato, não é diagnóstico recente: Lênin escrevia, já em 1920, após já chegar ao poder na Rússia, “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. Em meio a esta polêmica onde se digladiam as visões idealistas e pragmáticas da política, um nome a que sempre se pode recorrer para uma reflexão profunda e equilibrada sobre o assunto é o de Norberto Bobbio, de quem a Editora UNESP lança agora Nem com Marx, nem contra Marx.

Textos de Bobbio iluminam e atualizam o debate sobre o marxismo

Textos de Bobbio iluminam e atualizam o debate sobre o marxismo

Ser “de esquerda” é algo que, hoje, até políticos tradicionalmente tidos como “esquerdistas” dizem não fazer sentido. Ou não faz sentido quando se atinge a maturidade, como argumentou recentemente o presidente Lula.  Este, de fato, não é diagnóstico recente: Lênin escrevia, já em 1920, após já chegar ao poder na Rússia, “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. Em meio a esta polêmica onde se digladiam as visões idealistas e pragmáticas da política, um nome a que sempre se pode recorrer para uma reflexão profunda e equilibrada sobre o assunto é o de Norberto Bobbio, de quem a Editora UNESP lança agora Nem com Marx, nem contra Marx.

Coletânea cuidadosamente organizada por Carlo Voli, este novo título em português do filosofo italiano falecido em 2004 traz textos dispersos em diferentes tipos de publicação e compilações, muitas delas não facilmente recuperáveis e de acesso restrito. Por meio deles é possível visualizar um gradual distanciamento de Bobbio em relação ao marxismo. Uma revisão consciente e franca do pensamento de Marx e do marxismo, realizada pelo intelectual que melhor explicou o embate das ideologias no século XX e cuja obra é referência obrigatória a todos que desejam entender as múltiplas dimensões do poder e as relações da ética com a política.

Do período de graduação de Bobbio, durante os anos fascistas na Itália, quando o tema Marx e marxismo eram terminantemente proibidos, ao ensaio “Convite para que se releia Marx”, de 1992, Nem com Marx, nem contra Marx espelha 50 anos de uma intensa atividade intelectual. Nesta trajetória, o filósofo italiano, mesmo tomando posições críticas, mantém aberto o diálogo com a obra de Marx e com os marxistas em um debate que revela toda a sua importância e atualidade quando efetuado com a intensidade e competência de um dos maiores pensadores políticos do século XX.

Sobre o autor – Norberto Bobbio é um dos mais respeitados pensadores políticos contemporâneos. Tem a maioria dos seus livros publicada no Brasil, destacando-se A teorias das formas de governo (UnB, 1980), O futuro da democracia (Paz e Terra, 1986), Estudos sobre Hegel (Editora UNESP-Brasiliense, 1989), Direita e esquerda (Editora UNESP, 1995), Os intelectuais e o poder (Editora UNESP, 1997), Elogio da serenidade (Editora UNESP, 2002) e Os problemas da guerra e as vias da paz (Editora UNESP, 2003).

Título: Nem com Marx, nem contra Marx
Autor: Norberto Bobbio
Tradutor: Marco Aurélio Nogueira
Número de páginas: 317
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 85-7139-700-7
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom