Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 01 Universidade do Livro promove curso sobre o design do livro contemporâneo

Clientes

Universidade do Livro promove curso sobre o design do livro contemporâneo

Jan 21, 2007

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove do dia 5 a 8 de fevereiro o curso O design do livro contemporâneo. A partir do conceito de identidade visual, o objetivo é compreender o design como postura ideológica. As aulas vão apresentar uma série de peças gráficas com personalidades próprias, que podem assumir, por exemplo, desenhos conservadores, transgressores, lúdicos e descontraídos.

O curso discute, inicialmente, gestalt, semiótica, funções da comunicação, legibilidade, leiturabilidade e ambigrafia. Em seguida, aborda temas como a comunicação visual do livro, as principais fontes tipográficas, a história da escrita e do design gráfico. Analisa-se a influência dos movimentos artísticos do século XX no design atual e também o exercício da subjetividade e da transgressão no design contemporâneo.

O design do livro contemporâneo será ministrado pelo arquiteto e designer Sylvio de Ulhôa Cintra Filho. Professor de Programação Visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, presta serviços para as editoras Scipione, Melhoramentos, Contexto, Harbra, Saraiva, Moderna e Editora do Brasil. Ganhador do Prêmio Jabuti Melhor Livro Didático em 2001 e 2002.

O curso é voltado para editores, editores-assistentes, editores de arte, designers gráficos, ilustradores, pesquisadores iconográficos, bibliotecários, arquitetos, estudantes de arte e arquitetura e demais interessados.

O design do livro contemporâneo acontece de 5 a 8 de fevereiro, das 18h às 22h (carga horária: 16 horas), na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 300 (R$ 240 para sócios e estudantes).

Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail [email protected]. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom