Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 02 A sexualidade de pessoas com deficiência em debate

Clientes

A sexualidade de pessoas com deficiência em debate

Feb 13, 2007

A sexualidade é por si só um tema cercado de tabus, quando se trata da sexualidade de uma pessoa com deficiência, então, somam-se vários preconceitos. Para discutir idéias distorcidas acerca de supostas limitações ou exacerbações da sexualidade atribuídas à deficiência, a Editora UNESP lança Sexualidade e deficiências, de Ana Cláudia Bortolozzi Maia. O que torna a sexualidade do deficiente uma questão tão complexa são fatores como preconceito, desinformação, escassez de estudos sobre o assunto e valores que variam de acordo com o tipo de educação sexual recebida.

A sexualidade de pessoas com deficiência em debate

A sexualidade de pessoas com deficiência em debate

A sexualidade é por si só um tema cercado de tabus, quando se trata da sexualidade de uma pessoa com deficiência, então, somam-se vários preconceitos. Para discutir idéias distorcidas acerca de supostas limitações ou exacerbações da sexualidade atribuídas à deficiência, a Editora UNESP lança Sexualidade e deficiências, de Ana Cláudia Bortolozzi Maia.

O que torna a sexualidade do deficiente uma questão tão complexa são fatores como preconceito, desinformação, escassez de estudos sobre o assunto e valores que variam de acordo com o tipo de educação sexual recebida. Para Ana Cláudia, diferenças marcantes entre a sexualidade do deficiente e do não-deficiente podem estar mais associadas ao tipo de educação sexual que eles têm do que às potencialidades de desenvolvimento da sexualidade que, em tese, poderia ser plena, uma fonte de prazer e realização pessoal.

Dividida em seis capítulos, Sexualidade e deficiências aborda temas como o conceito de deficiência, a sexualidade da pessoa com deficiência, seja mental, física ou sensorial (visual e auditiva) e oferece orientação sexual para pessoas com deficiência. Além de uma revisão bibliográfica na área de sexualidade e deficiências, a autora faz uma reflexão crítica sobre o assunto, possibilitando a familiares, educadores e profissionais na área da educação e da psicologia reavaliar e transformar pontos de vista sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência.

O fundamental da discussão é compreender que pessoas com deficiência compartilham o desejo sexual e o potencial afetivo e erótico inerentes ao ser humano. O ensino da sexualidade para pessoas deficientes é necessário e deve incluir orientação, esclarecimento e informação reflexiva. Sexualidade e deficiências contribui para novos debates dessa temática tão atual e importante.

Sobre o autorAna Cláudia Bortolozzi Maia é mestre em Educação Especial pela UFScar, de São Carlos, e doutora em Educação pela UNESP, campus de Marília. É professora do Departamento de Psicologia, responsável pela disciplina Desenvolvimento e Educação Sexual no curso de formação de psicólogos da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru. Ana Cláudia também atua no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na mesma faculdade.

Título: Sexualidade e deficiências
Autora: Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Número de páginas: 291
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 85-7139-669-8
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom