Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 02 O confronto das teorias do desenvolvimento com a globalização em uma perspectiva histórica

Clientes

O confronto das teorias do desenvolvimento com a globalização em uma perspectiva histórica

Feb 28, 2007

Após um longo período no qual foi sufocado pela idéia de globalização, largamente entendida como um processo que reduz ou mesmo anula o papel político dos Estados nacionais, o tema do desenvolvimento volta à cena tendo o Estado como ator político decisivo. Momento então de examinar as complexas relações entre a globalização e as teorias e políticas de desenvolvimento, como é feito na obra Estado, desenvolvimento e globalização, lançamento da Editora UNESP.

O confronto das teorias do desenvolvimento com a globalização em uma perspectiva histórica

O confronto das teorias do desenvolvimento com a globalização em uma perspectiva histórica

Após um longo período no qual foi sufocado pela idéia de globalização, largamente entendida como um processo que reduz ou mesmo anula o papel político dos Estados nacionais, o tema do desenvolvimento volta à cena tendo o Estado como ator político decisivo. Momento então de examinar as complexas relações entre a globalização e as teorias e políticas de desenvolvimento, como é feito neste lançamento da Editora UNESP.

Estado, desenvolvimento e globalização reúne três ensaios de Reginaldo Carmello Correa de Moraes, professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) e do Programa de pós-graduação em Relações Internacionais (Unesp-Unicamp-PUC/SP). No primeiro, “Globalização: via, paixão e morte do Estado nacional?”, o leitor encontra um quadro de discussões sobre a implementação de políticas públicas em um contexto de economia globalizada, destacando as origens desse debate e suas interpretações. De um apanhado histórico que se inicia no “capitalismo organizado” de 1870 e vai até a crise de identidade da década de 1970, passa-se para a emergência do capitalismo que se re-organiza através do processo de globalização.

No segundo, “A economia do desenvolvimento nos '25 Gloriosos'”, Carmello Correa retoma em perspectiva histórica as questões formuladas pela economia do desenvolvimento e pela teoria da “modernização” entre o final da década de 1940 e início da de 1960. Isso lhe possibilita retomar criticamente alguns dos conceitos que seguem “modelando nossa compreensão dos problemas atuais, no campo da economia política internacional”.

O terceiro ensaio, “Teoria da modernização: reformar países atrasados, missão recorrente dos civilizadores”, volta-se para as tentativas empreendidas por economistas e outros cientistas sociais de constituir um campo de estudos multidisciplinar por meio do qual se construiriam modelos analíticos que “enquadrassem os países do chamado Terceiro Mundo”. Alertando para as inspirações e implicações normativas “muito evidentes”, Carmello Correa registra as mutações pelas quais passam as teorias de modernização,  conforme o grau de confiança com que os pensadores dos think tanks “encaram a sua própria sociedade, a norte-americana”.

Título: Estado, desenvolvimento e globalização
Autor: Reginaldo Carmello Correa de Moraes
Número de páginas: 191
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 85-7139-726-0
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom