Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 Carlos Gomes, talento também na dimensão sinfônica

Clientes

Carlos Gomes, talento também na dimensão sinfônica

Mar 14, 2007

Mais do que acusa o senso comum, Carlos Gomes era um compositor receptivo a diversas correntes e construiu um caminho estético particular, misturando a música lírica italiana do século XIX, a ópera francesa, o drama musical wagneriano e o sinfonismo de inspiração clássica. É a obra instrumental deste músico, distante tanto da imagem de “herói das artes nacionais” quanto do “italianista” atacado pelos modernistas, o objeto de análise de Marcos Pupo Nogueira em Muito além do melodramma: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes.

Carlos Gomes, talento também na dimensão sinfônica

Carlos Gomes, talento também na dimensão sinfônica

Mais do que acusa o senso comum, Carlos Gomes era um compositor receptivo a diversas correntes e construiu um caminho estético particular, misturando a música lírica italiana do século XIX, a ópera francesa, o drama musical wagneriano e o sinfonismo de inspiração clássica. É a obra instrumental deste músico, distante tanto da imagem de “herói das artes nacionais” quanto do “italianista” atacado pelos modernistas, o objeto de análise de Marcos Pupo Nogueira em Muito além do melodramma: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes.

Concentrando-se nas formas sinfônicas das óperas de Carlos Gomes, que formam uma síntese de sua produção lírica ao mesmo tempo em que constituem integridade formal, Nogueira as compara com obras do mesmo gênero compostas entre 1861 e 1891. Nesta reavaliação crítica, são estudados os diálogos estabelecidos por Gomes não apenas em relação à obra de Verdi e Wagner, mas também com as de Rossini, Bellini, Meyerbeer e até mesmo Haydn. O autor parte da premissa que a produção sinfônica de Carlos Gomes ia além do que exigia o padrão musical do “palco lírico italiano” no período analisado. E chega à conclusão que “Gomes quer explicitar na forma sinfônica a integração motívica entre os temas”, construindo assim uma estrutural orquestral “autônoma e coesa”.

Muito além do melodramma também se destaca pela metodologia adotada, por meio da qual chega à essência do trabalho musical. Integrando a crítica histórica com a análise da linguagem musical (o livro está repleto de trechos de partituras que serve como suporte do que está sendo discutido), Nogueira investiga a fundo um compositor genial, um tema de pesquisa fascinante que ficou esquecido por um bom tempo devido a intensidade da crítica modernista. Mas que ressurge aqui como agente da história da música, cujas contribuições para o gênero orquestral merecem ser conhecidas.

Sobre o autorMarcos Pupo Nogueira é regente de orquestra, professor e pesquisador. Desde 2004, é docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, na área de Teoria da Música. É mestre em música pelo Instituo de Artes da UNESP, doutor em História Social pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Musicologia. Também tem colaborado em periódicos nacionais com artigos sobre música sinfônica, tema central de suas pesquisas.

Título: Muito além do melodramma: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes
Autor: Marcos Pupo Nogueira
Número de páginas: 319
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 85-7139-684-1
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom