Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança obra no Brasil

Clientes

Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança obra no Brasil

Mar 06, 2007

O economista Carlos Lopes, diretor executivo do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) em Genebra (Suíça), estará no Brasil na próxima semana para o lançamento de seu livro Desenvolvimento para céticos, publicado pela Editora UNESP. Os eventos de lançamento acontecem no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança obra no Brasil

Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança obra no Brasil

O economista Carlos Lopes, diretor executivo do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) em Genebra (Suíça), estará no Brasil na próxima semana para o lançamento de seu livro Desenvolvimento para céticos: como melhorar o desenvolvimento de capacidades, publicado pela Editora UNESP.

Os eventos de lançamento acontecem no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Rio de Janeiro:
14 de março, quarta-feira, às 20h
Livraria da Travessa
Rua Visconde de Pirajá, 572 (Ipanema) - Rio de Janeiro - RJ

Brasília:
15 de março, quinta-feira, às 19h
Livraria Cultura, CasaPark Shopping Center
SGCV - Sul, Lote 22, Loja 4-A, Zona Industrial (Guará) - Brasília - DF

São Paulo:
16 de março, sexta-feira, às 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita - Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Barra Funda) - São Paulo - SP 

Sobre o livro

Desenvolvimento para céticos: como melhorar o desenvolvimento de capacidades, publicado originalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é agora lançado em português pela Editora UNESP. Nas palavras do diplomata e ex-ministro brasileiro da Fazenda Rubens Ricupero, a obra “melhora e amplia os conceitos básicos subjacentes às políticas atuais de cooperação técnica dos organismos das Nações Unidas e lhes aponta o melhor caminho a seguir”.

Ponto de partida para “o intercâmbio de idéias e pesquisas”, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, são examinados os obstáculos para o desenvolvimento de capacidades sustentáveis e autóctones e os conceitos-chave para sua implementação. Na segunda, 56 estudos de caso trazem situações concretas, demonstrando que não se trata da análise de idéias utópicas.

Segundo Pascoal Mocumbi, ex-primeiro-ministro de Moçambique, “Desenvolvimento para céticos é um instrumento esclarecedor para países como o meu que se defrontam com os desafios do desenvolvimento de capacidades”. Do lado dos países doadores, o ex-diretor-geral de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Holanda, Ron Keller, diz ser este livro uma leitura instigante por “sumariar tudo o que tem sido realizado nos últimos anos e ao traçar as conexões entre as muitas experiências e lições pessoais apreendidas em campo”. Já Kemal Dervis, administrador do PNUD, pensa em sua utilidade para que “profissionais e formuladores de políticas na promoção de novas maneiras de desenvolver a capacidade local e sustentar processos duradouros de redução de problemas e de crescimento”.

Longe de serem receitas universais, as propostas discutidas em Desenvolvimento para céticos oferecem exemplos de como melhor realizar a transferência de recursos e a assistência técnica, assim como a relação entre doadores, agências e os beneficiados. 

Sobre os autores

Carlos Lopes é mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Genebra e Ph.D. em História pela Universidade de Paris 1 – Panthéon – Sorbonne. Depois de ser funcionário público na Guiné Bissau, seu país de origem, dedicou-se ao ensino e à pesquisa em várias universidades em Lisboa, São Paulo, México, Upsala e Zurique. Em 1988, incorporou-se ao PNUD como economista do desenvolvimento e ocupou vários cargos de direção nessa organização. Foi representante da ONU e do PNUD no Brasil e, mais recentemente, Subsecretário Geral e Diretor Político na sede da ONU em Nova York, em que assumiu funções de assessoria direta ao Secretário-Geral das Nações Unidas. Em fevereiro de 2007, assumiu a Diretoria Executiva do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) em Genebra, Suíça. É autor e editor de vinte livros sobre temas relacionados a desenvolvimento.

Thomas Theisohn trabalha como consultor e foi assessor do Grupo de Desenvolvimento de Capacidades do PNUD até 2005. Entre 2001 e 2004 coordenou a iniciativa de pesquisa “Reforma da Cooperação Técnica para o Desenvolvimento de Capacidades”. Os resultados dessa investigação foram publicados em vários livros. Anteriormente, desempenhou funções para o PNUD em Angola e na Etiópia, e esteve encarregado de missões em vários países. Seu campo de experiência inclui reconstrução na crise e no pós-crise, manejo do meio ambiente, políticas operativas, programação, manejo da ajuda, desenvolvimento de capacidades, difusão e capacitação.  Ele empreendeu estudos em teologia, psicologia e economia, é mestre em ciência política e relações internacionais e detém um diploma em ciências ambientais.

Título: Desenvolvimento para céticos: como melhorar o desenvolvimento de capacidades
Autores: Carlos Lopes e Thomas Theisohn
Tradutora: Magda Lopes
Número de páginas: 368
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 85-7139-690-6
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom