Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 O corpo como sujeito da subjetividade em Merleau-Ponty

Clientes

O corpo como sujeito da subjetividade em Merleau-Ponty

Mar 28, 2007

A contestação da separação entre mente e corpo realizada pela filosofia cartesiana está no centro da reformulação dos princípios científicos e filosóficos iniciada no século XX. E entre os autores que rompem com o dualismo pensamento e percepção (ou consciência e mundo) está Merleau-Ponty, que desenvolve uma reflexão filosófica a partir do corpo e situada na discussão sobre o naturalismo e o transcendentalismo da consciência.

A subjetividade corpórea: a naturalização da subjetividade na filosofia de Merleau-Ponty é uma releitura da obra do fenomenologista francês, destacando a visão na qual consciência e subjetividade estão intrinsecamente ligadas à experiência humana. José de Carvalho Sombra demonstra aqui a maneira original pela qual a filosofia de Merleau-Ponty escapa do impasse do monismo e da alternativa do dualismo.

Abordando as raízes biológicas da consciência, Sombra discute como em Merleau-Ponty a idéia de naturalização da subjetividade tem o “mérito de trazer à luz e ressaltar o lado corporal da subjetividade”. Nessa redescoberta do corpo humano como sujeito, descobre-se como em Merleau-Ponty “a corporalidade e o significado estão no âmago da subjetividade”.

Em A subjetividade corpórea, além da importância intrínseca aos estudos sobre a consciência e a subjetividade, surgem questões primordiais para a epistemologia: “Como o mundo se presta à nossa investigação e conhecimento?”; “No ato de perceber e conhecer, o que liga o sujeito ao mundo?”; e “Quem é o sujeito da percepção e da reflexão?”, entre outras. Perguntas que se entrelaçam ao interesse renovado na filosofia de Merleau-Ponty, dado os atuais avanços nas pesquisas ligadas à Filosofia da Mente.

Sobre o autorJosé de Carvalho Sombra é licenciado em Filosofia. Defendeu seu mestrado sobre Merleau-Ponty pela PUC de São Paulo. Prosseguiu seus estudos nas Universidades de Louvain e Paris I. Doutorou-se em Filosofia da Mente pela Unesp de Marília. Foi professor de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Unesp, câmpus de São José do Rio Perto.

Título: A subjetividade corpórea: a naturalização da subjetividade na filosofia de Merleau-Ponty
Autor: José de Carvalho Sombra
Número de páginas: 190
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 85-7139-710-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463| [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom