Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 Roberto Romano fala sobre nova edição de "A Revolução Russa", de Maurício Tragtenberg

Clientes

Roberto Romano fala sobre nova edição de "A Revolução Russa", de Maurício Tragtenberg

Mar 19, 2007

No dia 31 de março, será lançada em São Paulo, pela Editora UNESP, a nova edição de A Revolução Russa, de Maurício Tragtenberg, com palestra do professor Roberto Romano, da Unicamp.

Roberto Romano fala sobre nova edição de "A Revolução Russa", de Maurício Tragtenberg

Roberto Romano fala sobre nova edição de "A Revolução Russa", de Maurício Tragtenberg

No dia 31 de março, será lançada em São Paulo, pela Editora UNESP, a nova edição de A Revolução Russa, de Maurício Tragtenberg. Na obra, publicada pela primeira vez em 1988, Tragtenberg percorre com maestria os caminhos que culminaram com o fim da URSS, mas o faz de modo que possamos refletir com profundidade sobre o fracasso de uma das experiências políticas mais importantes do Ocidente. Na ocasião, Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia Política da Unicampa, ministrará uma palestra sobre o livro.

O lançamento de A Revolução Russa acontece na nova sede do Centro de Cultura Social (Rua General Jardim, 253, sobreloja 22, no Centro de São Paulo, próximo ao Metrô República), a partir das 16h.

Sobre o livro

Na obra A Revolução Russa, a visão crítica de Tragtenberg mapeia os caminhos não lineares percorridos pela Revolução Russa na configuração de poder onde prevalece uma “burguesia de Estado”. E demonstra que, para se debater de modo consistente o socialismo, é preciso ter em mente que “as relações sociais a serem suprimidas não se restringem à propriedade privada dos meios de produção, como fizeram os bolcheviques”. Ele foi ao âmago do fracasso revolucionário, apontando-lhe as causas: a desconfiança na capacidade da classe trabalhadora e a ação não democrática que resulta no monopólio político e no controle do Estado.

Escrito antes do fim da URSS, a análise de Tragtenberg permanece sendo um das mais lúcidas e objetivas análises da Revolução Russa. O estilo simples e direto mostra como os erros e abusos cometidos em nome do socialismo estão ligados à falta de autonomia dos trabalhadores e a não utilização da força criativa das classes populares. Mas A Revolução Russa constitui-se também em um legado da filosofia libertária de Tragtenberg, uma visão do processo político que ganha ainda mais relevância se aplicado à realidade contemporânea.

Sobre a Coleção Maurício Tragtenberg

A relevância da obra de Maurício Tragtenberg, em que a erudição acadêmica é temperada pela autonomia intelectual e opções doutrinárias heterodoxas, evidencia a importância de se reunir seus trabalhos dispersos e variados. Este é o objetivo desta Coleção, coordenada por Evaldo A. Vieira e lançada pela Editora UNESP. O restabelecimento dos textos é feito por meio de comparação com originais e cuidados formais que incluem notas, compilação de artigos e revisão. A Coleção Maurício Tragtenberg inclui a parcela mais representativa do que foi produzido por este intelectual.

Título: A revolução Russa
Autor: Maurício Tragtenberg
Número de páginas: 150
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 22
ISBN: 85-7139-742-2
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom