Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 Tragtenberg e os erros da experiência soviética

Clientes

Tragtenberg e os erros da experiência soviética

Mar 07, 2007

Publicado pela primeira vez em 1988, o interesse em uma nova edição de A Revolução Russa não se esgota em suas virtudes premonitórias. Tragtenberg percorre com maestria os caminhos que culminaram com o fim da URSS, mas o faz de modo que possamos refletir com profundidade sobre o fracasso de uma das experiências políticas mais importantes do Ocidente. A visão crítica de Tragtenberg mapeia os caminhos não lineares percorridos pela Revolução Russa na configuração de poder onde prevalece uma “burguesia de Estado”.

Tragtenberg e os erros da experiência soviética

Tragtenberg e os erros da experiência soviética

Publicado pela primeira vez em 1988, o interesse em uma nova edição de A Revolução Russa não se esgota em suas virtudes premonitórias. Tragtenberg percorre com maestria os caminhos que culminaram com o fim da URSS, mas o faz de modo que possamos refletir com profundidade sobre o fracasso de uma das experiências políticas mais importantes do Ocidente.

A visão crítica de Tragtenberg mapeia os caminhos não lineares percorridos pela Revolução Russa na configuração de poder onde prevalece uma “burguesia de Estado”. E demonstra que, para se debater de modo consistente o socialismo, é preciso ter em mente que “as relações sociais a serem suprimidas não se restringem à propriedade privada dos meios de produção, como fizeram os bolcheviques”. Ele foi ao âmago do fracasso revolucionário, apontando-lhe as causas: a desconfiança na capacidade da classe trabalhadora e a ação não democrática que resulta no monopólio político e no controle do Estado.

Escrito antes do fim da URSS, a análise de Tragtenberg permanece sendo um das mais lúcidas e objetivas análises da Revolução Russa. O estilo simples e direto mostra como os erros e abusos cometidos em nome do socialismo estão ligados à falta de autonomia dos trabalhadores e a não utilização da força criativa das classes populares. Mas A Revolução Russa constitui-se também em um legado da filosofia libertária de Tragtenberg, uma visão do processo político que ganha ainda mais relevância se aplicado à realidade contemporânea.

Sobre a Coleção Maurício Tragtenberg - A relevância da obra de Maurício Tragtenberg, em que a erudição acadêmica é temperada pela autonomia intelectual e opções doutrinárias heterodoxas, evidencia a importância de se reunir seus trabalhos dispersos e variados. Este é o objetivo desta Coleção, coordenada por Evaldo A. Vieira e lançada pela Editora UNESP. O restabelecimento dos textos é feito por meio de comparação com originais e cuidados formais que incluem notas, compilação de artigos e revisão. A Coleção Maurício Tragtenberg inclui a parcela mais representativa do que foi produzido por este intelectual.

Título: A revolução Russa
Autor: Maurício Tragtenberg
Número de páginas: 150
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 22
ISBN: 85-7139-742-2
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom