Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 03 Wittgenstein e o fim da epistemologia

Clientes

Wittgenstein e o fim da epistemologia

Mar 11, 2007

Único livro publicado em vida por Wittgenstein, o Tractatus Logico-Philosophicus foi escrito com a pretensão de abarcar todos os problemas da filosofia. Partindo da constatação de que a separação entre a lógica e a sua aplicação constitui um grande problema na interpretação do Tractatus, Sílvia Faustino abre caminhos para novas interpretações desta que é uma das mais herméticas, mas também uma das mais fascinantes obras da filosofia contemporânea. Em A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein, Sílvia analisa o fato de Wittgenstein suprimir de seu trabalho as questões epistemológicas.

Wittgenstein e o fim da epistemologia

Wittgenstein e o fim da epistemologia

Único livro publicado em vida por Wittgenstein, o Tractatus Logico-Philosophicus foi escrito com a pretensão de abarcar todos os problemas da filosofia. Partindo da constatação de que a separação entre a lógica e a sua aplicação constitui um grande problema na interpretação do Tractatus, Sílvia Faustino abre caminhos para novas interpretações desta que é uma das mais herméticas, mas também uma das mais fascinantes obras da filosofia contemporânea.

Em A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein, Sílvia analisa o fato de Wittgenstein suprimir de seu trabalho as questões epistemológicas. Recusando a definição dada pelo filósofo (“a teoria do conhecimento é a filosofia da psicologia”) como explicação per si dessa ausência, ela questiona qual é a teoria do conhecimento de que fala Wittgenstein. Mais além, também pergunta: “se a filosofia compõe-se de lógica e metafísica, que modelo de teoria do conhecimento seria compatível com o Tractatus?”.

Na busca de respostas, Sílvia argumenta que é no domínio da aplicação lógica que os problemas epistemológicos do Tractatus podem ser elaborados. Vai até Schopenhauer para encontrar a fonte da distinção estabelecida por Wittgenstein entre o “como” e o “quê”. E além das afinidades e contrastes do projeto crítico do Tractatus com O mundo como vontade e representação, também traça paralelos com o idealismo transcendental de Kant.

Tudo isso para enfrentar “o campo minado da teoria do conhecimento” a partir das concepções do filósofo austríaco que decretou o fim da epistemologia. Nesse percurso, A experiência indizível oferece novas chaves para enfrentar o desafio lançado por Wittgenstein, o de traçar os limites do pensamento pelo estabelecimento dos limites da linguagem.

Sobre a autoraSílvia Faustino é formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Filosofia mesma Universidade. Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Em São Paulo, foi professora do Departamento de Filosofia da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia São Bento. Sobre Wittgenstein, além de A experiência indizível, escreveu Wittgenstein: o eu e sua gramática.

Título: A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein
Autora: Sílvia Faustino
Número de páginas: 216
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 85-7139-721-X
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom