Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 O primeiro passo de Bacon para fundar a ciência moderna tem a sua primeira edição em português

Clientes

O primeiro passo de Bacon para fundar a ciência moderna tem a sua primeira edição em português

Apr 25, 2007

Escrito em 1605, O progresso do conhecimento é a primeira grande contribuição de Francis Bacon ao seu projeto de reorganização do conhecimento, mas somente agora ganha uma edição em português.

O primeiro passo de Bacon para fundar a ciência moderna tem a sua primeira edição em português

O primeiro passo de Bacon para fundar a ciência moderna tem a sua primeira edição em português

Escrito em 1605, O progresso do conhecimento é a primeira grande contribuição de Francis Bacon ao seu projeto de reorganização do conhecimento, mas somente agora ganha uma edição em português. Neste lançamento da Editora Unesp, o filósofo inglês lança as bases da ciência moderna, antecipando muitas das idéias que ganharão corpo em Novum Organum.

Na primeira parte de O progresso do conhecimento, Bacon refuta as objeções à dignidade do conhecimento. No “Livro segundo”, faz uma detalhada classificação dos saberes, dividindo-os em História (memória), Poesia (imaginação) e Filosofia (razão). Ou seja, inicia por uma defesa do saber diante dos descréditos e infâmias geradas pela “ignorância severamente disfarçada, mostrando-se ora no zelo e suspeita dos teólogos, ora na severidade e arrogância dos políticos, ora nos erros e imperfeições dos próprios sábios”. Estabelecida a necessidade do aprendizado humano, estuda as ações necessárias para o aumento e o progresso do conhecimento, compondo uma “pequena esfera do mundo intelectual”, assinalando e descrevendo as áreas que ainda precisam ser melhor “transformadas pelo trabalho do homem”.

Ao mapear o conhecimento humano, Bacon valoriza a experiência, defendendo a observação empírica como complemento à reflexão indutiva que domina o pensamento ocidental desde Aristóteles. È a partir deste livro que o conhecimento passa a ser entendido como uma ferramenta para o progresso social, possibilitando ao homem o domínio sobre a natureza. 

O progresso do conhecimento, como anota Raul Fiker na apresentação desta edição, não apenas permite um melhor entendimento do projeto baconiano como se constitui em “uma obra estratégica na longa e intricada história das relações entre as ciências exatas e as humanas". Uma obra fundamental que quebrou entraves filosóficos à pesquisa científica sistemática e empírica e abriu novas perspectivas para a expansão dos limites da condição humana.

Título: O progresso do conhecimento
Autor: Francis Bacon
Tradução e notas: Raul Fiker
Número de páginas: 326
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 85-7139-734-7
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom