Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 05 Clássico da historiografia brasileira é relançado com nova reflexão sobre as mulheres no século

Clientes

Clássico da historiografia brasileira é relançado com nova reflexão sobre as mulheres no século

May 27, 2007

Da Monarquia à República, ganha agora uma nova edição e um capítulo adicional, em que Emília Viotti faz uma reflexão sobre o papel do patriarcalismo na formação das elites brasileiras.

Clássico da historiografia brasileira é relançado com nova reflexão sobre as mulheres no século

Clássico da historiografia brasileira é relançado com nova reflexão sobre as mulheres no século

Emília Viotti da Costa é um dos maiores nomes da historiografia brasileira, tendo publicado clássicos como Da senzala à colônia e Da Monarquia à República, ambos publicados pela Editora Unesp e que abordam de modo lúcido as mudanças socioeconômicas da sociedade brasileira. Este último título ganha agora uma nova edição e um capítulo adicional, em que a autora faz uma reflexão sobre o papel do patriarcalismo na formação das elites brasileiras.

Em Da Monarquia à República, Emília Viotti reúne ensaios que elucidam as fraquezas das instituições democráticas e da ideologia liberal no Brasil, assim como a marginalização política, econômica e cultural de grande parte de sua população. Examinando as transformações ocorridas entre 1822 e 1889, analisa o sistema de clientela e patronagem que permeava toda a sociedade e minimizava as tensões de raça e classe, perpetuando valores tradicionais elitistas, antidemocráticos e autoritários.

Como, apesar das profundas alterações da sociedade brasileira no século XX, permanecem alguns problemas fundamentais do período analisado por Viotti da Costa, este livro é fundamental também para entender o Brasil contemporâneo. Pois, como ressalta a autora, “apesar dos avanços reais que se têm feito nos últimos anos no sentido de melhorar a distribuição de renda, continuamos a defrontar com elites indiferentes a – ou coniventes com – a privatização de bens públicos, à destruição do sistema estatal de educação e saúde, ao aumento da violência urbana, ao desemprego endêmico, à pobreza do povo e à corrupção generalizada”.

Sobre o autoraEmília Viotti da Costa, nascida em São Paulo, graduou-se pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sendo livre-docente pela mesma universidade. Aposentada em 1969 pelo AI-5, lecionou em várias universidades dos Estados Unidos, entre as quais a Tulane University e a University of Illinois. Foi Full Professor na Yale University de 1973 a 1999. É autora de Da senzala à colônia; A abolição; 1932: interpretação contraditórias; Coroas de glória, lágrimas de sangueA rebelião de escravos de Demerara em 1823; O Supremo Tribunal Federal e a construção da cidadania, além de vários artigos em revistas especializadas. Atualmente dirige a coleção Revoluções do Século 20, da Editora Unesp.

Título: Da Monarquia à República: momentos decisivos – Nova edição, revista e ampliada, com um capítulo adicional sobre as mulheres no século XIX
Autora: Emília Viotti da Costa
Número de páginas: 523
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 60
ISBN: 85-7139-740-8
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom