Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 05 O racismo em questão nos títulos da Editora Unesp

Clientes

O racismo em questão nos títulos da Editora Unesp

May 30, 2007

À proximidade ao Dia da Raça, comemorado em 10 de junho, a Editora Unesp lança Uma história de branqueamento ou o negro em questão, livro de Andreas Hofbauer. A partir da ideologia do branqueamento, que começou a ganhar forças no final do século XIX no Brasil, o autor reconstrói a história do racismo no país. Termos como “negro” e “branco”, noções de raça, cultura e identidade são tratados nesta obra como conceitos-chave para analisar discursos ideológicos e científicos de inclusão e exclusão social.

O racismo em questão nos títulos da Editora Unesp

O racismo em questão nos títulos da Editora Unesp

À proximidade ao Dia da Raça, comemorado em 10 de junho, a Editora Unesp lança Uma história de branqueamento ou o negro em questão, livro de Andreas Hofbauer. A partir da ideologia do branqueamento, que começou a ganhar forças no final do século XIX no Brasil, o autor reconstrói a história do racismo no país.

Termos como “negro” e “branco”, noções de raça, cultura e identidade são tratados nesta obra como conceitos-chave para analisar discursos ideológicos e científicos de inclusão e exclusão social.

Para Hofbauer, o fenômeno do branqueamento não é uma invenção “genuinamente” brasileira. O ideário de transformar “negro” em “branco” perpassou longos períodos históricos, em que o ideal do branco teria sido (re)semantizado constantemente. Na cor branca seriam projetados, ao longo do tempo, valores religiosos-morais, liberdade e progresso civilizatório, por exemplo. Esse ideário tem refletido não apenas anseios e interesses das elites, como tem tido respaldo no imaginário popular.

Na reavaliação da ideologia, o autor apresenta também um estudo da resistência negra à luz do candomblé e do movimento negro. Representações do mundo negro que, sobretudo a partir dos anos 1970, começavam a conceber e enaltecer as diferentes formas de “cultura negra” em seus discursos.

Uma história de branqueamento ou o negro em questão propõe a compreensão do fenômeno do branqueamento para melhor entendimento do racismo e dos complexos processos identitários que reinam no cotidiano brasileiro. Apresenta também diversas referências teóricas para dar sustentação a um discurso anti-racista que evite essencializar tanto diferenças étnico-raciais quanto diferenças culturais.

Sobre o autorAndreas Hofbauer é PhD pela Universidade de Viena, doutor em Antropologia Social pela USP e professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp, campus Marília.

Título: Uma história de branqueamento ou o negro em questão
Autor: Andreas Hofbauer
Número de páginas: 456
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 85-7139-672-8

Outros títulos da Editora Unesp sobre a questão racial:

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom