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A transformação do Brasil nas obras de Machado, Guimarães e Drummond

Jun 24, 2007

Luiz Roncari, um sério estudioso da literatura brasileira, na sua seleção de ensaios reunidos no livro O cão do sertão, interpreta alguns aspectos importantes das obras de Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. O tema dominante abordado é o do trânsito da família patriarcal para a família burguesa no Brasil, daquilo que se tinha por “arcaico” na ordem privada para o “moderno”. O autor procura mostrar como as deformações da ordem social brasileira encontram correspondências na forma literária, nesse sentido dá grande atenção às dificuldades da mudança da condição da mulher e à reformulação de sua imagem nas obras destes três grandes nomes da literatura nacional.

A transformação do Brasil nas obras de Machado, Guimarães e Drummond

A transformação do Brasil nas obras de Machado, Guimarães e Drummond

Luiz Roncari, um sério estudioso da literatura brasileira, na sua seleção de ensaios reunidos no livro O cão do sertão, interpreta alguns aspectos importantes das obras de Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. O tema dominante abordado é o do trânsito da família patriarcal para a família burguesa no Brasil, daquilo que se tinha por “arcaico” na ordem privada para o “moderno”. O autor procura mostrar como as deformações da ordem social brasileira encontram correspondências na forma literária, nesse sentido dá grande atenção às dificuldades da mudança da condição da mulher e à reformulação de sua imagem nas obras destes três grandes nomes da literatura nacional.

No romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, por exemplo, Roncari, analisando os retratos dos pais de Bentinho na sala de sua casa, revela o modelo familiar que ele tinha na cabeça e que, ao tentar um novo tipo de relações com Capitu, o que seriam os moldes burgueses da família restrita, se frustra e retorna ao que idealizava que havia sido o de seus pais. Já no romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, identifica a presença de Antonio Conselheiro e Getúlio Vargas, representados, respectivamente, pelo velho “no sistema de quase-doido” e pelo fazendeiro Josafá Jumiro Ornelas. Isso não é feito apenas com o intuito de realizar uma releitura do romance a partir dos “fatos históricos subterrâneos que o sustentam”, mas também com o de revelar os bastidores históricos do romance, como uma das “camadas de composição do texto”.

No caminho de mão dupla adotado por Roncari, tanto a história ajuda a entender as elaborações literárias como estas também ajudam a esclarecer pontos essenciais daquela. Adotando tal metodologia, o autor abre “outras possibilidades de leitura das obras literárias e de um conhecimento mais profundo de determinados fatos sociais”, como as formas de vivência do amor nas antigas regiões escravistas coloniais.

Sobre o autorLuiz Dagobert de Aguirra Roncari é professor livre-docente da área de Literatura Brasileira da FFLCH/USP, desde 1998. É autor do romance Rum para Rondônia (Siciliano, 1992), de Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos (Edusp, 1995 e 2002, 2. ed. revista e ampliada) e O Brasil de Rosa: o Amor e o Poder (Editora Unesp, 2004).

Título: O cão do sertão: Literatura e engajamento – ensaios sobre João Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade
Autor: Luiz Roncari
Número de páginas: 301
Formato: 16 x  23 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 85-7139-747-7
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br e telefone (11) 3242-7171.


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