Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 06 PARADA DO ORGULHO GAY<br> Títulos da Editora Unesp discutem homossexualidade

Clientes

PARADA DO ORGULHO GAY<br> Títulos da Editora Unesp discutem homossexualidade

Jun 03, 2007

No dia 10 de junho, acontece em São Paulo a 11ª edição da Parada do Orgulho GLBT. A proximidade à manifestação é oportuna para revisitar a bibliografia existente sobre a homossexualidade, entre outros enfoques

PARADA DO ORGULHO GAY<br>
Títulos da Editora Unesp discutem homossexualidade

PARADA DO ORGULHO GAY<br> Títulos da Editora Unesp discutem homossexualidade

No dia 10 de junho, acontece em São Paulo a 11ª edição da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbica, Bissexuais, Travestis e Transexuais), sob o tema “Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia”. A proximidade à manifestação é oportuna para revisitar a bibliografia existente sobre a homossexualidade, entre outros enfoques.

A Editora Unesp conta com duas publicações sobre o assunto em seu catálogo: Homossexualismo em São Paulo e outros escritos (344 páginas, R$ 36) e Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX (541 páginas, R$ 58).

O livro Homossexualismo em São Paulo e outros escritos, organizado por James N. Green e Ronaldo Trindade, faz um resgate histórico de pesquisas sobre a questão homossexual no Brasil, em especial do trabalho de José Fábio Barbosa da Silva, Homossexualismo em São Paulo: Estudo de Grupo Minoritário. Pesquisa esta que tanto explica o processo de socialização dos homossexuais paulistas na década de 50 quanto mapeia o território urbano por eles ocupado nesta época.

Também são retomadas na obra leituras críticas de estudos antropológicos sobre questões sexuais e de gênero dos anos 70 e 80; análises do espaço no centro de São Paulo conquistado por rapazes e mulheres com desejos homoeróticos, além de apontar a importância disso para a criação de novas identidades e formas de organização; estudos sobre as mudanças ocorridas nestes espaços homossexuais nos últimos 25 anos e a influência do mercado nas novas formas de sociabilidade, convivência, consumo e atuação política.

Já em Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, James Green aborda a evolução do comportamento e da cultura dos homossexuais masculinos no Rio de Janeiro e em São Paulo ao longo do século passado. E, ao mesmo tempo, mostra a visão da sociedade em relação aos homossexuais. O autor reúne uma vasta documentação que demonstra o preconceito de todo dia existente sob o véu enganoso da permissividade carnavalesca.

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


O autor dos dois livros, James Green, está de passagem pelo Brasil e disponível para atender a imprensa.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom