Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 07 A importância do humor nas obras de Monteiro Lobato para a reinvenção da literatura infantil

Clientes

A importância do humor nas obras de Monteiro Lobato para a reinvenção da literatura infantil

Jul 18, 2007

Lobato humorista: A construção do humor nas obras infantis de Monteiro Lobato se insere em um contexto cada vez mais amplo de estudos sobre a obra de Monteiro Lobato. Neste lançamento da Editora Unesp, Lia Cupertino Duarte se fixa no humor, traço característico da produção lobatiana que é estudado como um elemento que leva a criança a pensar o mundo de novas e diferentes maneiras. Lia vê na “tendência lúdica que encontra no humor seu meio de expressão” um dos principais elementos do sucesso literário de Monteiro Lobato junto ao público infantil. Indo além, a autora estuda os fatores estéticos e sociais. Nesta leitura atenta dos textos de Lobato, a autora reflete até que ponto o humor pode ser incorporado à literatura infantil.

A importância do humor nas obras de Monteiro Lobato para a reinvenção da literatura infantil

A importância do humor nas obras de Monteiro Lobato para a reinvenção da literatura infantil

Lobato humorista: A construção do humor nas obras infantis de Monteiro Lobato se insere em um contexto cada vez mais amplo de estudos sobre a obra de Monteiro Lobato. Neste lançamento da Editora Unesp, Lia Cupertino Duarte se fixa no humor, traço característico da produção lobatiana que é estudado como um elemento que leva a criança a pensar o mundo de novas e diferentes maneiras.

Lia vê na “tendência lúdica que encontra no humor seu meio de expressão” um dos principais elementos do sucesso literário de Monteiro Lobato junto ao público infantil. Indo além, a autora estuda os fatores estéticos e sociais. Nesta leitura atenta dos textos de Lobato, a autora reflete até que ponto o humor pode ser incorporado à literatura infantil.

Verificando como se processa a construção do humor nos texto de Lobato, Lia explica como o autor de Reinações de Narizinho plantava em seus leitores a semente da inquietude, contrariando os dogmas da produção literária infantil que produzia textos sérios e “educativos”, repletos de sentimentalismo e de exemplos a serem seguidos.

Já as obras de Lobato, marcadas pela ambigüidade e pelo humor, “tornam-se suscetíveis de múltiplas interpretações ou de leituras em vários níveis”. É esta característica, segundo Lia, que possibilita a retomada destes livros em várias idades da vida, sempre relidos de maneiras diferentes. Afinal, na literatura lobatiana o adulto não fala para a criança, mas sim com a criança.

Sobre a autora – Lia Cupertino Duarte Albino é mestre e doutora em Teoria Literária pela Unesp, com trabalhos voltados à literatura infanto-juvenil. É professora de Língua Portuguesa e Literatura e diretora da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec) do Centro de Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua como docente nas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO).

Título: Lobato humorista: A construção do humor nas obras infantis de Monteiro Lobato
Autora: Lia Cupertino Duarte
Número de páginas: 287
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 85-7139-731-7
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom