Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 08 A lealdade nos dias de hoje

Clientes

A lealdade nos dias de hoje

Aug 01, 2007

Quem não é pego ora ou outra em meio a dilemas morais? E quando se trata de lealdade – ser leal ao amor ou apenas a um juramento de fidelidade? Ser leal à dignidade humana ou a uma lei que diz “é proibido furtar”, mesmo que seja alimento para salvar um filho faminto? É com base na psicologia moral que Nelson Pedro-Silva nos instiga a refletir sobre o valor da lealdade neste lançamento da Editora Unesp, Entre o público e o privado: ensaio sobre o valor da lealdade à palavra empenhada na contemporaneidade. O autor analisa a lealdade como ingrediente de vital importância para vários grupos sociais – entre eles presidiários, favelados e estudantes – e para a existência de tipos de relacionamentos, como o de amizade e o conjugal. Discute teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e reflexões de filósofos como Owen Flanagan, Carol Gilligan e James Taylor, bem como a teoria dos valores do especialista em psicologia da moralidade humana, Yves de La Taille.

A lealdade nos dias de hoje

A lealdade nos dias de hoje

Quem não é pego ora ou outra em meio a dilemas morais? E quando se trata de lealdade – ser leal ao amor ou apenas a um juramento de fidelidade? Ser leal à dignidade humana ou a uma lei que diz “é proibido furtar”, mesmo que seja alimento para salvar um filho faminto? É com base na psicologia moral que Nelson Pedro-Silva nos instiga a refletir sobre o valor da lealdade neste lançamento da Editora Unesp, Entre o público e o privado: ensaio sobre o valor da lealdade à palavra empenhada na contemporaneidade.

O autor analisa a lealdade como ingrediente de vital importância para vários grupos sociais – entre eles presidiários, favelados e estudantes – e para a existência de tipos de relacionamentos, como o de amizade e o conjugal. Discute teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e reflexões de filósofos como Owen Flanagan, Carol Gilligan e James Taylor, bem como a teoria dos valores do especialista em psicologia da moralidade humana, Yves de La Taille.

Para o psicólogo Mário Sérgio Vasconcelos, Entre o público e o privado propõe que “pensemos em refazer a amizade, a lealdade, a fidelidade e a honra na vida pública e privada”. Já nas palavras de Yves de La Taille, o autor Pedro-Silva dedica-se “a pensar a presença da moral em nosso mundo contemporâneo que, de vez em quando, faz estrondosas aparições, notadamente quando de denúncias de corrupção na cena política ou quando de crimes hediondos”.

Sobre o autor – Nelson Pedro-Silva é psicólogo, mestre em Psicologia da Educação e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. É docente do curso de graduação e pós-graduação de psicologia da Unesp. Há mais de 15 anos dedica-se ao estudo de temas relacionados ao desenvolvimento psicológico infanto-juvenil. Coordena o Centro de Atendimento Psicopedagógico Bárbara Inhelder, que se dedica a intervir junto às crianças e adolescentes considerados fracassados no aprendizado escolar e que vivem em situação de risco pessoal e social.

Título: Entre o público e o privado: ensaio sobre o valor da lealdade à palavra empenhada na contemporaneidade
Autor: Nelson Pedro-Silva
Número de páginas: 188
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 85-7139-711-2

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos
pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242 7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom