Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 08 Logística e transporte em meio à globalização

Clientes

Logística e transporte em meio à globalização

Aug 22, 2007

A logística de transporte é um fator cada vez mais relevante para o aumento dos PIB nacionais. O livro Logística e transporte no processo de globalização, lançamento da Editora Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), reúne pesquisas que contribuem para a discussão desse que torna-se um dos aspectos fundamentais para desatar os nós do crescimento sustentado da economia brasileira. A obra explica as mudanças no processo produtivo decorrentes da globalização dos mercados e a abertura dos grandes países da periferia a produtos e capitais internacionais, a partir dos anos 1980. As corporações transnacionais ampliaram seus mercados e sua produção de modo a operar com as maiores escalas e aos menores custos.

Logística e transporte em meio à globalização

Logística e transporte em meio à globalização

A logística de transporte é um fator cada vez mais relevante para o aumento dos PIB nacionais. O livro Logística e transporte no processo de globalização, lançamento da Editora Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), reúne pesquisas que contribuem para a discussão desse que torna-se um dos aspectos fundamentais para desatar os nós do crescimento sustentado da economia brasileira.

A obra explica as mudanças no processo produtivo decorrentes da globalização dos mercados e a abertura dos grandes países da periferia a produtos e capitais internacionais, a partir dos anos 1980. As corporações transnacionais ampliaram seus mercados e sua produção de modo a operar com as maiores escalas e aos menores custos. E os países se viram expostos a um intenso intercâmbio de partes, componentes e produtos finais, fazendo explodir o fluxo de transportes e tendo de incluir logísticas progressivamente mais sofisticadas, entre elas as tecnologias multimodais.

No caso do Brasil, apesar do imenso crescimento de oportunidades pela duplicação do fluxo de comércio do país no período de 2003 a 2006, tanto o transporte aéreo como o aquaviário e o intermodal tiveram uma expressiva queda, perdendo grandes oportunidades de agregar valores aos produtos exportados. Logística e transporte no processo de globalização apresenta propostas para entender as causas mais profundas desse fenômeno e indicar caminhos para reverter essa tendência negativa.

Sobre o organizador - Josef Barat é economista, professor livre-docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e consultor de entidades e empresas públicas e privadas. Foi superintendente da Área de Projetos do BNDES, secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo.

Título: Logística e transporte no processo de globalização: oportunidades para o Brasil
Organizador: Josef Barat
Autores: Armando Amorim Ferreira Vidigal, Clarisse Messer, Gilberto Dupas, José Carlos Mello, Josef Barat, Mário César Flores e Mauro Gandra
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978- 85-7139-758-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos
pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom