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Mário de Andrade e a música brasileira

Aug 08, 2007

O primeiro encontro musical brasileiro de caráter científico, o Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, foi viabilizado por Mário de Andrade. Em Lundu do escritor difícil, lançamento da Editora Unesp, Maria Elisa Pereira revela a atuação do autor de Macunaíma como musicólogo e mentor de uma escola nacionalista de composição. A autora percorre o caminho traçado por Mário de Andrade na constituição de idéias sobre a unidade do Brasil, a “fala brasileira” (o que é hoje o Português Brasileiro) e a música nacional.

Mário de Andrade e a música brasileira

Mário de Andrade e a música brasileira

O primeiro encontro musical brasileiro de caráter científico, o Congresso da Língua Nacional Cantada de 1937, foi viabilizado por Mário de Andrade. Em Lundu do escritor difícil, lançamento da Editora Unesp, Maria Elisa Pereira revela a atuação do autor de Macunaíma como musicólogo e mentor de uma escola nacionalista de composição. A autora percorre o caminho traçado por Mário de Andrade na constituição de idéias sobre a unidade do Brasil, a “fala brasileira” (o que é hoje o Português Brasileiro) e a música nacional.

Além da análise do nacionalismo e do modernismo no país e no mundo, o livro discute as diretrizes e atividades do Departamento de Cultura e Recreação do Município de São Paulo, do qual Mário de Andrade foi diretor de 1935 a 1938. Trata-se especialmente do Congresso da Língua Nacional Cantada: das comunicações dos congressistas, dos textos de Mário às características técnicas, estéticas e ideológicas das “Normas para a boa pronúncia da língua nacional no canto erudito”, resultante do evento. O congresso não teve apenas significado técnico-musical, mas envolveu artistas e intelectuais em questões nacionais que passaram a se inserir, mesmo que timidamente, no âmbito dos acontecimentos que antecederam o golpe de estado de 1937, quando Getúlio Vargas implantou o Estado Novo.

O “Lundu do escritor difícil”, que inspirou o título do livro, é o nome de um poema composto por Mário de Andrade entre 1927 e 1928, no qual o poeta modernista manifesta acentuadamente a interpenetração entre vida, história, música e literatura, que se vislumbra no conjunto de sua obra. Lundu é originalmente uma dança africana, mas passou a designar também um tipo de canção urbana brasileira.

Nas palavras do historiador Francisco Alambert, o livro Lundu do escritor difícil “contribui para a compreensão não apenas de Mário de Andrade, mas da problemática central que ele fundamentou: desde ‘o que e como cantamos e falamos’, até – nesta pergunta sem fim – ‘de onde viemos, o que somos, para onde vamos?’”.

Sobre a autora – Maria Elisa Pereira é bacharel em História e em Música/ Canto e mestre em Musicologia pela Unesp. Publicou recentemente os artigos “Virtuosa virtuose: a interpretação da canção brasileira na visão de Mário de Andrade”; “Mário de Andrade e o dono da voz”; “O Departamento de Cultura do Município de São Paulo e o Congresso da língua nacional cantada de 1937”. Atualmente, cursa o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo.

Título: Lundu do escritor difícil: canto nacional e fala brasileira na obra de Mário de Andrade
Autora: Maria Elisa Pereira
Número de páginas: 232
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 85-7139-728-7

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos
pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


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