Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 09 Lindsay Waters no Brasil

Clientes

Lindsay Waters no Brasil

Sep 02, 2007

A Editora Unesp traz ao Brasil Lindsay Waters, editor da Harvard University Press, para falar sobre o conhecimento na nova sociedade da informação, o futuro do mercado editorial e o problema de como avaliar trabalhos acadêmicos. De 11 a 14 de setembro, Waters participa de eventos nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro para debater essas questões, presentes também em seu livro Inimigos da Esperança, publicado pela Editora Unesp.

Lindsay Waters no Brasil

Lindsay Waters no Brasil

A Editora Unesp traz ao Brasil o editor da Harvard University Press, Lindsay Waters, para falar sobre o conhecimento na nova sociedade da informação, o futuro do mercado editorial e o problema de como avaliar trabalhos acadêmicos. De 11 a 14 de setembro, Waters participa de eventos nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro para debater essas questões, presentes também em seu livro Inimigos da Esperança, publicado pela Editora Unesp.

Nesse livro, Waters aborda a crise do saber científico, em especial da produção acadêmica na área de humanidades. Ele constata que, hoje, o número de livros científicos publicados é maior do que o conteúdo neles impresso e sua utilidade para a ciência. Avançando para a relação entre pensamento, erudição e publicação, realiza uma ampla e contundente crítica em relação ao panorama acadêmico e editorial atual.

Fazendo uma defesa enfática dos livros, Waters questiona o aumento constante dos títulos publicados e coloca em debate a atual configuração do mundo acadêmico, mais especificamente a “lei” do “publicar ou perecer”, ou, como ele a denomina, “a tirania da monografia”. Este debate já começa a ganhar espaço também na mídia dos EUA. Em recente matéria do The Boston Globe (janeiro de 2007), Waters ataca parte dos antigos professores que pressionam pesquisadores mais jovens a produzirem mais do que eles próprios jamais fizeram. Uma questão também abordada pelo The New York Times, na matéria “The Three P's: Publishing Perishable Prose”, onde se resenha Inimigos da Esperança.

Editor de humanidades da Harvard University Press, na qual trabalha desde 1984, Lindsay Waters iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Chicago. Foi editor da University of Minnesota Press, de 1978 a 1984, onde desenvolveu uma série de teoria e história da literatura. É também autor de Against Authoritarian Aesthetics: Towards a Poetics of Experience, publicado em várias línguas, inclusive em mandarim pela Peking University Press (2000).

A presença de Waters no Brasil faz parte das comemorações dos 20 anos da Editora Unesp. Veja abaixo a agenda do editor da Harvard University Press para o período de 11 a 14 de setembro.

SÃO PAULO

11 de setembro, terça-feira, às 19h
Palestra Publicar ou perecer: pesadelos editoriais e a avaliação acadêmica
Com participação do diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz
Com tradução/ Vagas limitadas
Teatro da União Cultural Brasil - Estados Unidos
Rua Mário Amaral, 209 - Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Inscrições gratuitas: [email protected] │ 11 3872-2861

12 de setembro, quarta-feira, das 19h às 20h30
Palestra O mercado editorial dos Estados Unidos: tendências e perspectivas contemporâneas
Com tradução/ Vagas limitadas
Universidade do Livro
Praça da Sé, 108, 7º andar - Centro
Inscrições gratuitas: [email protected][email protected][email protected]
11 3242-9555

RIO DE JANEIRO

14 de setembro, sexta-feira, às 14h
Encontro com Editoras Universitárias no Café Abeu (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Riocentro - Avenida Salvador Allende, nº 6.555 - Barra da Tijuca
Abeu - Pavilhão laranja, estande 17D/36D


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom