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Uma defesa da Música nas escolas e o seu poder para multiplicar o crescimento intelectual

Sep 16, 2007

A sedução da Música é algo há muito discutido e sua força não se resume a uma experiência estética, mas também biológica e psicológica. Estudando como a Música pode atender diversos aspectos do desenvolvimento humano, Maria de Lourdes Sekeff defende em Da música – Seus usos e recursos — cuja 2ª edição revista e ampliada a Editora Unesp coloca agora no mercado —, sua presença nas escolas por seu caráter multiplicador do crescimento intelectual.

Uma defesa da Música nas escolas e o seu poder para multiplicar o crescimento intelectual

Uma defesa da Música nas escolas e o seu poder para multiplicar o crescimento intelectual

A sedução da Música é algo há muito discutido e sua força não se resume a uma experiência estética, mas também biológica e psicológica. Estudando como a Música pode atender diversos aspectos do desenvolvimento humano, Maria de Lourdes Sekeff defende em Da música – Seus usos e recursos — cuja 2ª edição revista e ampliada a Editora Unesp coloca agora no mercado —, sua presença nas escolas por seu caráter multiplicador do crescimento intelectual.

O novo olhar proposto, que acarretaria uma mudança de paradigma no ensino, parte do entendimento do filósofo Cesare de La Rocca “de que o artista é o pedagogo da humanidade, pois sua arte provoca mudanças profundas de mentalidade, atitudes, hábitos e comportamentos”. Sekeff defende que a Música, além do chamado gozo estético, é também um recurso de expressão, de comunicação, de gratificação, de mobilização e de auto-realização, além de realizar as funções de expurgação, catarse e maturação.

Para defender suas idéias, a autora aborda a questão a partir de várias áreas do conhecimento, como a psicologia, a psiquiatria, a antropologia, a musicoterapia e a própria educação musical.  O potencial da Música como agente facilitador no processo educacional, incrementando as potencialidades dos alunos, é exposto em sua capacidade de auxiliar a percepção e estimular a memória, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas lógico-matemáticas.

Deste modo, para Sekeff, a presença da Música nas escolas de ensino fundamental e médio multiplica o crescimento intelectual. Introduzido tanto na prática do fazer musical quanto na da audição, pode articular-se com outras disciplinas sem perder sua autonomia e contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes, inteiros e desejos de melhorias sociais.

Sobre o autor – Maria de Lourdes Sekeff é musicista e pesquisadora. Doutora em Música e livre-docente em Piano pela UFRJ, é professora titular da Unesp e tem também formação em Filosofia (UFRJ) e pós-graduação em Comunicação e Semiótica (USP). É autora de Curso e discurso do sistema musical (tonal) (Annablume, 1996).

Título: Da música – Seus usos e recursos
Autor: Maria de Lourdes Sekeff
Número de páginas: 189
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7139-768-2

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.


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