Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 01 A questão da defesa nacional nos países do Cone Sul após a transição democrática

Clientes

A questão da defesa nacional nos países do Cone Sul após a transição democrática

Jan 09, 2008

O intervalo de tempo transcorrido desde o fim dos regimes militares na América Latina já possibilitou novas reflexões sobre as relações entre as forças armadas e as sociedades civis da região. Um conhecimento acumulado que proporciona novas investigações, como a desenvolvida em Controle civil sobre os militares e política de defesa na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai.

Quando lidos em conjunto, os textos de quatro pesquisadores que compõem este lançamento da Editora Unesp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP) oferecem uma visão ampla dos processos recentes da história política na América do Sul, delineando o contexto atual da região e sua projeção no futuro.

Ernesto Lopez aborda o processo de subordinação das instituições militares aos poderes cívicos na Argentina, examinando quatro momentos específicos correspondentes aos governos Raúl Alfonsín, Carlos Menem, Fernando de la Rúa e Nérstor Kirchner. Antes de entrar nesses períodos, analisa quatro condicionantes do processo do controle civil no país: as seqüelas deixadas pelo terrorismo de Estado; a revalorização da democracia; a transição pelo colapso; e o desenvolvimento da globalização.

Já Érica Winand e Héctor Luis Saint-Pierre trabalham a questão da formulação de uma proposta democrática para a Defesa, tema que ganha uma visibilidade cada vez maior na América Latina. Analisando os casos brasileiro e argentino, falam sobre a “herança” ou “legado” dos regimes militares e avaliam as diferentes dinâmicas de construção do controle civil nos dois países na era pós-transição.

A política de defesa do Chile é o tema de Carlos Gutiérrez, que aponta um descompasso entre os avanços democráticos no plano institucional (administração pública e sociedade civil) e a ausência de sua plena inserção nas Forças Armadas. Um estudo da política de defesa chilena a partir da transição democrática que levanta os eixos centrais de uma futura planificação estratégica na área. 

Julán González Guyer se debruça nas transformações possíveis a partir da ascensão do governo Tabaré Vázquez, em 2005, no Uruguai. Também faz um exercício comparativo das relações entre as forças armadas e sociedade no Uruguai e no Chile, os casos mais claros de transição democrática compactuada do Cone Sul.

Sobre o organizador – Héctor Luis Saint-Pierre é mestre em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência e doutor em Filosofia Política pela Unicamp. Realizou pós-doutorado Fapesp na Universidad Autónoma de México e defendeu a livre-docência na Unesp.  È professor adjunto no curso de História e Relações Internacionais da Unesp, campus de Franca, professor adjunto do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, onde coordena a área de concentração “Paz, Defesa e Segurança Internacional”. É autor, entre outros livros, de Max Weber: entre a paixão e a razão (Editora da Unicamp, 1991) e A política armada: fundamento da guerra revolucionária (Editora Unesp, 2000).

Título: Controle civil sobre os militares e política de defesa na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai
Organizador: Héctor Luis Saint-Pierre
Número de páginas: 127
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 28
ISBN: 978-85-7139-781-1

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site:
 www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom