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Moda: o status social promovido pelas roupas

Jan 07, 2008

Moda: o status social promovido pelas roupas

Moda: o status social promovido pelas roupas

Para além das fronteiras do mundo da moda, consagrado pelo glamour dos desfiles e seus estilistas, grifes e modelos, Alexandre Bergamo amplia seus estudos em A experiência do status, com o intuito de compreender a experiência social que está por trás da moda e que faz parte do nosso dia-a-dia. Neste lançamento da Editora Unesp, a moda é vista a partir das relações entre indivíduos e grupos sociais, como uma possibilidade de mediação ou mesmo de inserção de tais indivíduos e grupos no jogo social.

O autor discute tais interações, conflitos, jogos e ilusões que conformam o campo da moda e se atém à experiência do status promovida pelas roupas. Além de reafirmar que as distinções sociais são feitas pelo uso das roupas, elas podem significar, dependendo do contexto, “elegância” – discurso emitido por consultores de moda e difundido pela mídia – ou “atitude” – que perpassa o consumo por parte das camadas populares.

Bergamo faz uma análise visual das vitrines, diferenciando as lojas de shoppings centers, que têm a classe média como público-alvo, das voltadas para o consumo das elites e ainda das lojas populares. Também estuda as propagandas de moda atuais e antigas, depoimentos, entrevistas, noticiário da moda, seja em jornais como revistas especializadas, figurino de novelas e guias de etiqueta e estilo, entre outras fontes.

A experiência do status mostra que a moda não é apenas a renovação de roupas, mas também a renovação dos traços distintivos entre os indivíduos, das relações estabelecidas, dos juízos de valor e da visão que temos sobre nós mesmos. Assim, há experiências individuais em jogo envolvidas tanto com a moda como com a sociedade, que tem seus mecanismos para regular, aprovar ou reprovar nossas ações.

Sobre o autor – Alexandre Bergamo é formado em Ciências Sociais pela Unicamp e pós-graduado pela USP, na área de Sociologia da Cultura. É professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição.

Título: A experiência do status – Roupa e moda na trama social
Autor: Alexandre Bergamo
Número de páginas: 232
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-85-7139-786-6

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

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