Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 01 Uma crítica ao pensamento paradigmático da formação do Brasil contemporâneo, em edição revist

Clientes

Uma crítica ao pensamento paradigmático da formação do Brasil contemporâneo, em edição revist

Jan 23, 2008

A Editora Unesp lança a segunda edição de O charme da ciência e a sedução da objetividade, livro que vinha sendo bastante procurado, mas estava fora do mercado. Nele, a historiadora Maria Stella Martins Bresciani analisa a obra de Oliveira Vianna, figura marcante na vida intelectual e política do Brasil da primeira metade do século passado, confrontando-a com o pensamento de Caio Prado Jr., Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.

Mesmo sendo um autor estigmatizado por sua filiação ao autoritarismo, Vianna merece, argumenta Maria Stella, ser cotejado com esses outros intérpretes do Brasil, por seus diversos pontos em comum. Em essência, encontra-se em todos eles a necessidade de criar referenciais nacionais que fossem mais adequados às nossas condições sociais do que doutrinas importadas dos Estados Unidos ou da Europa. Com Freyre e Buarque de Holanda, compartilha ainda a idéia do meio ambiente influenciando os fracassos e sucessos da colonização, cuja herança adentra o século XX e resultaria nas distorções entre as instituições liberais da República e a formação do povo brasileiro.

Estabelecendo um profícuo diálogo entre a obra de Vianna com a dos grandes intérpretes do país, a autora faz a reflexão crítica dos paradigmas estabelecidos por eles no pensamento nacional. Maria Stella não resgata o intelectual “mandado aos infernos”, mas desvenda o arcabouço intelectual que “nos mantém reféns da imagem de um ovo degradado, qualquer que seja o significado e grau de abstração desta palavra”. Neste sentido, faz uma leitura crítica das clássicas visões do Brasil, nos alertando para o perigo de transformar em intérpretes definitivos autores que precisam ser entendidos a partir de um contexto específico no qual criaram suas obras.

O pensamento não fica aqui desvinculado da ação social e política de seus autores. O confronto entre as obras paradigmáticas situa de forma clara e precisa o esforço de Vianna e dos grandes intérpretes do Brasil para entenderem o processo de construção da identidade nacional.

Sobre a autora – Maria Stella Martins Bresciani é doutora em História Social pela USP e professora titular em História Contemporânea na Unicamp. É autora de Londres e Paris no século XIX – O espetáculo da pobreza (Brasiliense); autora e co-organizadora de Razão e Paixão na Política (Unb) e de Memória e (res)sentimento (Unicamp). Tem diversos artigos publicados em livros e periódicos, no Brasil e no exterior.

Título: O charme da ciência e a sedução da objetividade – Oliveira Vianna entre intérpretes do Brasil - 2ª edição revista
Autora: Maria Stella Martins Bresciani
Número de páginas: 502
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59
ISBN: 978-85-7139-782-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom