Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 05 A prevenção de agravos emocionais na educação

Clientes

A prevenção de agravos emocionais na educação

May 20, 2008

Grande parte das dificuldades da criança na escola decorre de falhas na sua relação precoce com os seus pais e com o “impulso de ser curioso”. Esta é a tese central da obra da psicanalista Margarida Azevedo Dupas em seu livro Psicanálise e Educação – Construção do Vínculo e Desenvolvimento do Pensar, lançamento do selo Cultura Acadêmica (Unesp).

Partindo do pressuposto de que os aspectos emocionais ou afetivos são fundamentais ao processo educacional, tanto na família como na escola, a autora segue por dois caminhos. O primeiro deles consiste em expor de maneira clara, e ao mesmo tempo minuciosa, as considerações teóricas do campo da psicanálise baseadas, principalmente, nos preceitos de  Freud, Melaine Klein e Wilfred Bion.

Em seguida, Psicanálise e Educação apresenta reflexões sobre o resultado de entrevistas com pais e professoras, e sobre algumas experiências de pacientes, nas quais a autora busca compreender determinados comportamentos que acabam por gerar dificuldades ao desenvolvimento emocional e intelectual da criança. Por meio de uma bem constituída análise empírica, a psicanalista demonstra a importância de se detectar precocemente transtornos emocionais.

Margarida Dupas considera fundamental que haja adultos maduros para acompanhar o desenvolvimento das crianças e aponta, ainda, que a perda do amor e o fracasso podem configurar danos permanentes à auto-estima da criança. A autora se refere ao que chama de cicatriz narcísica, uma das causas do sentimento de inferioridade.

A obra também leva em consideração o papel fundamental dos pais e educadores na constituição da personalidade dos seres humanos e revela que aqueles que agridem possivelmente já foram agredidos em algum momento. Portanto, Psicanálise e Educação defende um trabalho de prevenção que comporta a concepção de que pais e educadores precisam de uma formação continuada. Precisam ser cuidados para poderem cuidar.

A análise ainda enfoca outros fatores sociais da atualidade que dificultam o desenvolvimento humano, como a desestruturação do núcleo familiar e os altos índices de desemprego. A isso se somam outros fenômenos que fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros, tais como gravidez precoce, miséria, falta de esperança e projetos de vida frustrados. Por fim, Dupas defende políticas públicas nas áreas da educação e saúde mental que tenham foco na juventude, considerando suas particularidades.

Uma leitura instigante não apenas para educadores, psicólogos, psicoterapeutas e cientistas sociais, mas também para os pais que enfrentam o desafio diário da educação em um tempo de incertezas e de graves sintomas sociais.

Sobre a autora - Margarida Azevedo Dupas é mestre em Psicologia Clínica (PUC/SP), psicanalista, pedagoga e psicopedagoga, é membro efetivo e coordenadora da Comissão de Publicação do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Co-autora de quatro livros, Margarida Dupas tem vários artigos publicados em revistas acadêmicas.

Título: Psicanálise e Educação – Construção do vínculo e desenvolvimento do pensar
Autora: Margarida Azevedo Dupas
Número de páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Preço: 26,00
ISBN: 978-85-98605-28-9



Os livros da Cultura Acadêmica são distribuídos pela Fundação Editora da Unesp: (11) 3242-7171.

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom