Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 05 Lançamento de 'Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil' em Marília

Clientes

Lançamento de 'Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil' em Marília

May 27, 2008

Na próxima sexta-feira, 30 de maio, será lançada em Marília a obra Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil – Um estudo sobre a Psicogênese da língua escrita, de Márcia Cristina de Oliveira Mello. O evento tem início às 17h50 na Livraria FFC, à Av. Hygino Muzzi Filho, 737 (Marília – SP).

Sobre o livro - Retomando o debate sobre as dificuldades da maioria das crianças brasileiras em aprender a ler e escrever, a Editora Unesp lança Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil – Um estudo sobre a Psicogênese da língua escrita, de Márcia Cristina de Oliveira Mello. A obra apresenta os estudos da psicóloga argentina Emilia Ferreiro sobre a questão dos obstáculos na alfabetização enfrentados, sobretudo, por crianças pobres.

A partir de pesquisas experimentais sobre a causa dos fracassos da aprendizagem infantil, Emilia Ferreiro se opôs aos estudos convencionais sobre o tema, que giravam em torno do eixo de “como se ensina” a ler e escrever. Nessa perspectiva, Ferreiro desenvolveu suas reflexões sob a ótica do “como se aprende”. Desta forma, como explica Márcia Cristina de Oliveira Mello, a psicóloga foi responsável por uma revolução conceitual no campo de estudos da alfabetização.

Os resultados das pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro foram publicados em livro, no ano de 1979, no México. A edição brasileira teve sua publicação em 1985, com o título Psicogênese da língua escrita, material que agora é estudado por Márcia Mello. Desde então, os resultados apresentados na obra se tornaram conhecidos no âmbito acadêmico como “o construtivismo de Emilia Ferreiro”, que teve grande influência no pensamento de especialistas em educação, contribuindo para uma visão menos rigorosa da alfabetização.

Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil destina-se principalmente a professores interessados em conhecer o pensamento construtivista da educadora argentina. A obra proporciona um entendimento mais abrangente os processos envolvidos na prática alfabetizadora. O título também é de interesse de pesquisadores da área de educação, por constituir uma abordagem sem precedentes da histórica do ensino da leitura e escrita.

Sobre autora - Márcia Cristina de Oliveira Mello é mestre e doutora em Educação pela Unesp. Integra o corpo docente do curso de Geografia da Unesp (campus de Ourinhos) e do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Desenvolve pesquisas especialmente sobre os seguintes temas: alfabetização, pesquisa histórica em educação e ensino-aprendizagem.

Título: Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil – Um estudo sobre a Psicogênese da língua escrita
Autora: Márcia Cristina de Oliveira Mello
Número de páginas: 136
Formato: 12x21 cm
Preço: R$ 22
ISBN: 978-85-7139-796-5

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom