Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 05 Suzana Varjão lança 'Micropoderes, macroviolências' na Livraria Unesp

Clientes

Suzana Varjão lança 'Micropoderes, macroviolências' na Livraria Unesp

May 15, 2008

A jornalista Suzana Varjão estará neste sábado em São Paulo para o lançamento de seu livro Micropoderes, macroviolências: Mídia impressa/ aparato policial  (Edufba, 214 páginas, R$ 40), fruto de sete anos de pesquisa com o Movimento Estado de Paz (MEP) e o Fórum Comunitário de Combate à Violência (FCCV). O evento acontece na Livraria da UNESP, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP), a partir das 11h, quando Suzana apresenta o tema de sua publicação e participa de sessão de autógrafos.

Micropoderes, macroviolências é uma narrativa sobre a “guerra de lugares” – ou a “guerra das raças” – da sociedade brasileira. Uma história contada a partir do noticiário sobre violência dos três principais jornais impressos de Salvador. Nesta perspectiva, a obra recompõe a atmosfera de uma cidade ainda dividida entre casas-grandes e senzalas, que a autora denomina de bolhas e vãos.

Tomando por base o pensamento de teóricos como Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Stuart Hall, a autora relaciona os sentidos de violência física e simbólica para traçar um panorama da exclusão social e do racismo.

Sobre a autora - Suzana Varjão é mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Escritora e jornalista, recebeu 27 prêmios de reportagem, a maioria deles pela defesa dos direitos humanos. Após vinte anos em A Tarde, dez dos quais editando o Caderno 2, dedicado ao noticiário sobre artes e variedades. Deixou o jornal em 2003 para dedicar-se ao trabalho de reflexão sobre as imbricações entre mídias e violências. É uma das fundadoras do Movimento Estado de Paz, que articula comunicadores em torno do debate sobre o tema, integra o grupo gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência e é membro da rede de lideranças sociais da Fundação Avina.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom