Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 07 A análise estética e moral da sociedade brasileira do século XIX

Clientes

A análise estética e moral da sociedade brasileira do século XIX

Aug 29, 2008

A análise estética e moral da sociedade brasileira do século XIX

A análise estética e moral da sociedade brasileira do século XIX

Em 1878, no ano de seu lançamento, O Primo Basílio, de Eça de Queirós, ácido comentário sobre a família burguesa, foi foco de análises e debates entre renomados críticos e escritores, como Machado de Assis. O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX – Estética e história, de José Leonardo do Nascimento, lançamento da Editora Unesp, concentra seu campo de estudo sobre estas reflexões publicadas na imprensa brasileira, investigando as concepções estéticas, os condicionamentos históricos e os conteúdos éticos de um período marcado pela estrutura social escravista e patriarcal.

O jornal Gazeta de Notícias anunciava em 25 de março daquele ano a novidade literária que chegava ao Brasil. A crítica, assinada por Ramalho Ortigão, dava início a uma série de considerações a respeito de O Primo Basílio. Nos jornais e folhetins cariocas, a obra de Eça de Queiroz foi assunto até mesmo de publicações satíricas como a Revista Ilustrada e O Besouro.
 
O intenso debate contribuiu para popularizar o nome do escritor no Brasil e ajudou a divulgar outro livro seu, O Crime do padre Amaro, publicado aqui dois anos antes. A crítica de Machado a Eça veio em artigos publicados no diário O Cruzeiro, nos quais o literato compara as duas obras do escritor português, traçando paralelos com os padrões estéticos do naturalismo francês.

O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX explica como a obra de Eça ocupou posição central na discussão cultural da sociedade nos meses que seguiram ao lançamento de seu romance. Este fenômeno se consolidou no mês de julho, quando a história foi adaptada ao teatro. Foi deste modo que, até o final daquele século, o conjunto das críticas publicadas na imprensa a respeito de O Primo Basílio constituíram um “corpus textual revelador” que sugere como a “sociedade culta” do período se escandalizou moralmente com cenas da obra, ao mesmo tempo em que exaltou a inovação cultural trazida em suas linhas.

Sobre o autor – José Leonardo do Nascimento é doutor em História da Cultura pela universidade de Paris e livre-docente em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp. É organizador e autor do livro Os Sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos (Editora Unesp, 2002) e co-organizador de Juízos críticos – Os Sertões e os olhares de sua época (Editora Unesp e Nankin Editorial, 2003).

Título: O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX – Estética e história
Autor: José Leonardo do Nascimento
Número de páginas: 312
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 43
ISBN: 978-857139-794-1



Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom