Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 07 A relação entre setor público e sociedade no Estado Democrático de Direito

Clientes

A relação entre setor público e sociedade no Estado Democrático de Direito

Aug 19, 2008

A ausência de estudos sobre o controle da administração pública no Brasil gerou um vácuo que tem marcado a esfera pública. Para ajudar a preencher esse espaço, a Editora Unesp, em parceria com a FGV e a Oficina Municipal, lança Controle Social da Administração Pública: cenários, avanços e dilemas no Brasil. A obra, organizada por Álvaro Martim Guedes e Francisco Fonseca, analisa o interesse da sociedade em controlar a administração pública e o modo como fazê-lo.

Os dez textos que compõem o livro propõem a reflexão e o debate acerca de duas relevantes dimensões do controle social. A primeira delas são suas definições conceituais, ao passo que a segunda se volta para os agentes desse controle e as experiências concretas ligadas à sociedade civil, à participação popular e à descentralização do poder.

Tendo sempre como tema de fundo o Estado Democrático de Direito e o efetivo exercício dos direitos dos cidadãos junto às autoridades, Controle Social da Administração Pública retorna ao ano de 1891, data da primeira Constituição da República. Dessa forma, mostra que houve um processo, ainda em curso, de cristalização das instituições democráticas e dos anseios do povo em controlar seus governantes e o “aparato burocrático”. Por esse viés, são vistos os elementos que desmitificam a concepção de imutabilidade e ineficácia do setor público.

Além disso, propõe uma análise mais profunda da questão, que não se limita ao reducionismo da concepção de sociedade dividida em esfera pública e privada. E, para o futuro, este livro ainda projeta relações mais estreitas entre o cidadão e os gestores públicos, não obstante reconheça a grande dificuldade enfrentada no país em relação às políticas públicas.

Sobre os organizadores - Alvaro Martim Guedes é bacharel e mestre em Administração Pública e doutor em Administração pela FGV /SP, professor no Departamento de Administração Pública da Unesp, campus Araraquara, e responsável por disciplinas na área de Contabilidade e Finanças Públicas. 

Francisco C.P. Fonseca é bacharel em Ciências Sociais (PUC/SP), mestre em Ciência Política (Unicamp) e doutor em História (USP), professor de Ciência Política no programa de Pós-graduação em Administração Pública e Governo na FGV/SP e autor de O consenso forjado – a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil (Hucitec, 2005), entre inúmeras publicações. É pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (Ceapg) na FGV / SP.

Título: Controle Social da Administração Pública: cenários, avanços e dilemas no Brasil
Organização: Alvaro Martim Guedes e Francisco Fonseca
Número de páginas: 296
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 33
ISBN: 978-85-98605-29-6

Os livros da Cultura Acadêmica são distribuídos pela Fundação Editora da Unesp: (11) 3242-7171.



SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NA BIENAL

Álvaro Martim Guedes e Francisco Fonseca autografam Controle Social da Administração Pública: cenários, avanços e dilemas no Brasil.

Dia 23/08 (sábado), às 17h.

Café Universitário - stand da ABEU - Avenida 1, rua K.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom