Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 08 Jean Michel Massa encerra nesta sexta Simpósio sobre Machado de Assis

Clientes

Jean Michel Massa encerra nesta sexta Simpósio sobre Machado de Assis

Aug 28, 2008

O professor da Universidade de Rénnes 2, Jean Michel Massa, encerra  o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial nesta sexta, dia 29, com a palestra "A França que Machado de Assis nos legou". Antes, há a mesa-redonda “Machado de Assis: acadêmico”, com a participação do embaixador Sérgio Paulo Roaunet, o poeta e professor do curso de letras da UFRJ Antônio Carlos Secchin e do diplomata Alberto Costa e Silva. 

Promovido pela Unesp e Editora Unesp, com apoio do MinC, o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial reúne, em evento gratuito aberto ao público, os grandes nomes da crítica machadiana nacional e internacional.  O Simpósio teve início na última segunda-feira (25) e termina na próxima sexta-feira (29), no auditório do MASP, em São Paulo.

No dia de abertura, falaram o escritor Milton Hatoum e o professor de Literatura Brasileira da Unicamp, Roberto Schwarz. Na terça-feira (26), o professor da US Naval Academy, especializado em literatura do Cone Sul, Todd Garth e Thomas Sträeter, professor na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, participaram de uma mesa-redonda com o tema “Machado de Assis e o panorama intelectual, técnico e científico do séc. XIX“. 

No final da tarde de quarta-feira (27), das 17h às 18h, o chileno Jorge Edwards comandou uma sessão de perguntas e respostas, na qual o tema é Machado de Assis: a invenção do narrador. Pela manhã, aconteceram dois debates. O primeiro, com início às 9h30, trouxe à tona a modernidade e a pós-modernidade incrustadas na obra de Machado de Assis. O outro com início às 14h, falou sobre os predecessores e influências do autor.

“Machado de Assis: tradução, recepção, leituras críticas fora do Brasil” e “Realismo em Machado de Assis” foram os debates programados para esta quinta, 28 de agosto. As palestras da manhã tiveram convidados de peso, como Daphne Patai e Victor K. Mendes, ambos da Universidade de Massachusetts. Como mediadora participou Lúcia Granja, da Unesp. À tarde, Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford) e Massa, acompanhados pelo debatedor Hélio de Seixas Guimarães, da USP, falaram sobre o realismo presente nas obras de Machado de Assis.

Quem tiver interesse em se inscrever para o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial , deve comparecer ao MASP, na Avenida Paulista, 1578, a partir das 9h30. Para mais informações, visite http://www.machadodeassis.unesp.br/simposio  .

O evento, que marca  o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira, é também transmitido ao vivo pela Faac WebTV, projeto do câmpus de Bauru da Unesp, no endereço www.faac.unesp.br/webtv.

Document Actions

Assessoria de Imprensa e Organizadora do Simpósio Internacional Caminhos Cruzados:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi| [email protected]
Lilianne Nys| [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom