Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 08 Livro reúne estudos e possibilidades de utilização do GNSS

Clientes

Livro reúne estudos e possibilidades de utilização do GNSS

Sep 01, 2008

Baseado na constante evolução do desenvolvimento das tecnologias por meio de satélites artificiais e aprofundando os estudos acerca do GNSS (Global Navigation Satellite System), Posicionamento pelo GNSS – Descrição, fundamentos e aplicações, lançamento da Editora Unesp, retrata a construção de coordenadas e sua aplicação, especulando e buscando resolver problemas práticos como o tráfego aéreo brasileiro. Abordando sistemas de referências que serviram de base para o sistema que dá nome ao livro, (GPS, Galileo e GLONASS), João Francisco Galera Monico descreve os fundamentos, a história e as aplicações do GNSS, contextualizando os conceitos básicos dessas tecnologias.

Os temas práticos e operacionais ligados aos levantamentos de dados por satélites também são retratados, incluindo pesquisas acerca dos segmentos espacial, de controle e de usuário e em áreas como a geodinâmica e a determinação altimétrica. Sempre se fundamentando em elementos matemáticos, o autor ainda se preocupa em ampliar sua linha de pensamento para outras áreas, como a topologia, a topografia e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Posicionamento pelo GNSS – Descrição, fundamentos e aplicações abrange também os métodos de posicionamento observável fase (mede os ciclos de sinal entre o receptor e o satélite, analisando a onda portadora) e pseudodistância (quando não há sincronismo entre os osciladores responsáveis pela geração de códigos do satélite e sua réplica no receptor), assim como as referências geocêntricas e não-geocêntricas envoltas no processo de obtenção de dados, que abrem perspectivas de utilização do GNSS em tempo real.

Buscando demonstrar as técnicas mais recentes da área geodésica e discutindo sua influência no segmento de usuários, Monico mostra em seu livro, segunda edição do livro Posicionamento pelo Navstar-GPS, o complexo assunto do GNSS e as possibilidades de utilização dessa tecnologia, ao discutir as técnicas mais recentes dessa área.

Sobre o autor – João Francisco Galera Monico graduou-se em Engenharia Cartográfica pela UNESP de Presidente Prudente, fez mestrado em Ciências Geodésicas na UFPR sobre aplicações do ajustamento e análises estatísticas de observações na detecção de deformações de estruturas e concluiu seu doutorado na The University of Nottingham, Reino Unido, tratando do uso do GPS em redes geodésicas de alta precisão. Membro do corpo docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, onde é livre-docente no Departamento de Cartografia. É pesquisador nível 1-C do CNPq.

Título: Posicionamento pelo GNSS – Descrição, fundamentos e aplicações
Autor: João Francisco Galera Monico
Número de páginas: 480 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 55
ISBN: 9788571397880

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom