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Condorcet e a educação como garantia da democracia e da soberania popular

Sep 16, 2008

Em 1791, Condorcet defendia que o sistema de instrução da França precisava ser gratuito, universal e independente, fixando as bases teóricas e ideológicas de um projeto pedagógico que ainda hoje soa arrojado e inspirador. Este ideário é delineado em Cinco memórias sobre a instrução pública, texto que se soma a outros títulos clássicos já lançados pela Editora Unesp em português.

Na primeira das Cinco memórias, Condorcet, ao estabelecer que a instrução pública é uma tarefa do Estado, já deixa clara sua visão política e filosófica. O problema em questão não é a organização escolar, ainda que trate disso minuciosamente ao longo do livro, mas de estabelecer a soberania popular. Para ele, a liberdade dos cidadãos está diretamente ligada ao desenvolvimento do conhecimento, tendo a convicção de que a ignorância e a desigualdade de instrução são uma das principais causas da tirania. Para evitar a derrota da democracia, é necessário garantir a universalidade do acesso à educação, tema da segunda memória, onde analisa desde quais livros apropriados para cada série e a formação dos professores até a relação da escola com as comunidades e a previsão de aposentadorias.

Por outro lado, Condorcet também diferencia educação de propaganda política, recusando não só a interferência da religião, proposta comum ao espírito da revolução Francesa, mas igualmente a dos poderes políticos constituídos. Recusa o “catecismo republicano” e qualquer influência política e ideológica para afirmar a independência do processo educacional. E como é preciso pensar não apenas as gerações futuras, mas também trabalhar com a realidade do presente, a terceira memória é dedicada à educação dos adultos.

Nas outras duas das Cinco memórias sobre a instrução pública, diferencia a instrução relativa às profissões às ciências, completando um projeto educacional que não é apenas o mais moderno da nascente república francesa, mas uma herança filosófica complexa que repercutiu profundamente nos setores progressistas dos séculos XIX e XX e que conserva sua vitalidade nas batalhas que ainda são travadas no campo pedagógico.

Título: Cinco memórias sobre a instrução pública
Autor: Condorcet
Tradutora: Maria das Graças de Souza
Número de páginas: 261 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978 85 7139 822 1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

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