Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 10 Análise de experiências recentes aponta novos caminhos políticos na América do Sul

Clientes

Análise de experiências recentes aponta novos caminhos políticos na América do Sul

Oct 13, 2008

Desvendar os caminhos políticos da América do Sul neste princípio de século é o desafio que cumpre Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul, estudo organizado por Luis Fernando Ayerbe.

Este lançamento da Editora Unesp, resultado do projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) com apoio da Fundação Friedrich Ebert, faz uma análise elucidativa em relação a seis experiências políticas latino-americanas em um cenário dividido pelo esgotamento de um ciclo econômico marcado pela liberalização dos mercados, a ascensão de governos dispostos a agir pela recuperação da liderança do Estado e a emergência de novas forças políticas e movimentos sociais.

O crescente descontentamento popular em relação a estas políticas liberais favoreceu o surgimento, segundo o livro, de novas lideranças que promoveram a revalorização do protagonismo do Estado e a recuperação das capacidades de gerência, em âmbito interno e externo. Por este ângulo, são analisados, separadamente, os governos de Lula (Brasil), Nestor Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chaves (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Álvaro Uribe (Colômbia). Os diferentes textos que compõem a obra também investigam até que ponto essas novas experiências por que passam os países do continente são semelhantes, culminando com a apresentação de uma análise transversal e comparativa das políticas econômicas e das novas relações exteriores.

Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul destaca a importância da democracia e do desenvolvimento com equilíbrio social como uma grande oportunidade histórica de transformação efetiva do perfil socioeconômico da região. E estimula um polêmico debate intelectual e político em relação a este novo cenário, buscando sempre contemplar a convergência em torno de sua temática central, preservando dessa forma a diversidade de perspectivas dos diferentes autores.

Sobre o organizador – Luis Fernando Ayerbe é professor adjunto do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, e do Programa San Tiago Dantas de Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP. Foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard e na Universidade Autônoma de Barcelona. Em 2001, recebeu o Prêmio Casa de Las Américas, na categoria Ensaio Histórico-Social, pelo livro Estados Unidos – América Latina: a construção da hegemonia (Editora Unesp).

Título: Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul
Autor: Luis Fernando Ayerbe (org.)
Número de páginas: 308
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-830-6

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom