Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 10 Livro mostra o jogo de xadrez como recurso na produção de experiências geométricas

Clientes

Livro mostra o jogo de xadrez como recurso na produção de experiências geométricas

Oct 07, 2008

Geometria e Estética – Experiências com o jogo de xadrez narra um conjunto de experiências que podem ser construídas em sala de aula relacionando o conteúdo do jogo de xadrez com o conteúdo de matemática. Tendo o enfoque nas experiências geométricas, propõe uma reflexão de como os conteúdos podem ser escolhidos para melhorar a construção dos currículos de matemática nas escolas.

Neste lançamento da Editora Unesp, Antonio Rodrigues Neto desenvolve atividades desde a confecção das peças até a proposta de um laboratório de geometria em uma linguagem acessível não somente para estudantes e professores da área de matemática como também para pesquisadores das mais variadas áreas da educação. Os desenhos dos tabuleiros e das projeções dos movimentos das peças, somados à confecção de cada uma delas, apontam que os verbos confeccionar e projetar podem ser aplicados aos currículos de matemática, para que as experiências em sala de aula não se restrinjam somente aos conteúdos específicos da matemática, mas que também ampliem para outras ações que são importantes na formação dos alunos.

Todas as experiências são apresentadas com o objetivo de propor ao leitor não somente o entendimento dos conceitos matemáticos, mas, particularmente, o questionamento de como abordá-los. Em outras palavras, o jogo de xadrez é usado para colocar o ensino de matemática em xeque. Não ter acesso aos tabuleiros e peças do jogo levou a ações que envolveram desde a confecção das peças, com a exploração dos conceitos geométricos, até o desafio de toda a sala de aula jogar contra o professor em uma atividade em que todos participam.  São essas experiências que resultaram na elaboração deste livro.

Preocupando-se com o currículo e a melhoria da qualidade do ensino, Geometria Estética – Experiências com o jogo de xadrez evidencia a importância do desenvolvimento das capacidades matemáticas como suporte para outras capacidades, com objetivo de incluir os alunos não somente na escola mas, principalmente, na sociedade.

Sobre o autor – Antonio Rodrigues Neto é licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Iniciou a carreira de professor de matemática em 1982 no SESC. Atualmente leciona nos cursos de licenciatura da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) e, desde 1986, é professor de matemática da Rede Municipal de São Paulo.

Título: Geometria Estética – Experiências com o jogo de xadrez
Autor: Antonio Rodrigues Neto
Número de páginas: 224  
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 9788571398276

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

 

 


 

LANÇAMENTO EM SÃO PAULO

Antonio Rodrigues Neto autografa Geometria e Estética no dia 11 de outubro (sábado), às 19h, na Livraria da Vila-Lorena, na Alameda Lorena, 1731 - Jardins, em São Paulo.

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom