Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 10 Livro reúne resultados de pesquisa sobre a literatura no Ensino Fundamental

Clientes

Livro reúne resultados de pesquisa sobre a literatura no Ensino Fundamental

Oct 17, 2008

Livro reúne resultados de pesquisa sobre a literatura no Ensino Fundamental

L

Professores de diversas universidades brasileiras formam o grupo de pesquisa Leitura e literatura na escola, que visa avaliar a maneira de como a literatura é apresentada nas escolas públicas de Ensino Fundamental do interior paulista. Foram três anos de trabalho, de 2002 a 2005, e o resultado está no livro Narrativas juvenis – outros modos de ler, co-edição da Editora Unesp e Associação Núcleo Editorial Proleitura, sob a organização dos professores João Luís Ceccantini e Rony Farto Pereira.

A obra é uma compilação de artigos dos docentes envolvidos no estudo, que escolheram livros ou contos dos principais autores infanto-juvenis e os disponibilizaram para os alunos de 5° a 8° séries da rede pública do interior do estado de São Paulo. Narrativas juvenis fornece um suporte metodológico para aqueles que ainda acreditam na capacidade humanizadora da escola e pretendem erradicar a carência de interesses que se estabelece entre os alunos brasileiros.

Os métodos empregados analisam a capacidade dos estudantes de absorver as histórias, com o intuito de criar uma aproximação dos leitores com os textos, além de tentar entender o porquê do sentimento de desprezo que hoje os adolescentes dedicam à leitura. Após o prazo de leitura estabelecido, os alunos eram convidados a explicar o que haviam lido e até mesmo a escrever uma crítica.

Em Narrativas juvenis – outros modos de ler, os professores avaliam os procedimentos instalados por eles para estimular o hábito da leitura e tornar o gênero literário mais popular entre os estudantes. Os contos que fizeram parte da pesquisa envolvem temas que variam desde tramas amorosas a assassinatos. Monteiro Lobato, principal escritor nacional de livros infanto-juvenis, também foi avaliado pelos estudantes, que leram Memórias de Emília (1947).

Sobre os organizadores – João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Assis, e desde 1989 tem realizado pesquisas sobre leitura, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e literatura brasileira contemporânea. Rony Farto Pereira é doutor em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Assis. Desde 1978, é professor de Língua Portuguesa, no Departamento de Lingüística dessa instituição. Tem participado ativamente de projetos de leitura e escrita, especialmente na rede pública do estado de São Paulo. 

Título: Narrativas Juvenis – outros modos de ler
Organizadores: João Luís Ceccantini e Rony Farto Pereira
Número de páginas: 273 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978857139798-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom