Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 10 Os problemas sociais e econômicos do Brasil vistos a partir da evolução dos setores produtivos

Clientes

Os problemas sociais e econômicos do Brasil vistos a partir da evolução dos setores produtivos

Oct 15, 2008

A desconcentração regional da riqueza econômica produtiva brasileira, o desequilíbrio entre São Paulo e o restante do país e as conseqüências no crescimento econômico e social são estudados em Desconcentração Produtiva Regional do Brasil, lançamento da Editora Unesp. Aqui, Wilson Cano relaciona fatores históricos de nossa economia com o momento e crescimento do Brasil em três diferentes períodos: 1970-1980, 1980-1989 e 1989-2005.

Ilustrado com tabelas e fundamentado nos números, o livro inicia-se com uma síntese macroeconômica, demonstrando como os efeitos da crise de crescimento afetaram mais São Paulo que outras regiões do país. Em seguida, analisa o tema da concentração/desconcentração em cada período para, em seguida, trabalhar as modificações recentes dos fluxos migratórios inter-regionais.

Cano denomina os anos 1970 a 1980 “virtuosos”, com alta taxa de crescimento agrícola, industrial e de serviços e desconcentração equilibrada. Já os anos seguintes (1980-1989) são “a década perdida”, quando o único setor que cresceu foi o da agropecuária. Na era neoliberal (1989 – 2005), diante da abertura comercial e financeira, o investimento público foi reduzido, enquanto o privado tornou-se específico. Dentro desse quadro histórico, investiga-se a crise social e as migrações em cada período, observando-se as mudanças estruturais de integração e a conseqüente desintegração do mercado nacional.

Em Desconcentração Produtiva Regional do Brasil percebe-se como a modernidade produtiva exige uma modernidade compatível de infra-estrutura, além de uma ampla mudança na política econômica, garantindo rendimento eficaz do desenvolvimento nacional. Relacionando a articulação industrial existente entre São Paulo e as outras regiões com o desenvolvimento social, Cano mostra ser necessário que todas tenham um crescimento virtuoso, independente da concentração produtiva, para que o país enfrente as crises e problemas gerados pelo subdesenvolvimento.
 
Sobre o autor - Wilson Cano é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, onde é professor titular. Membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fapesp. É autor de Introdução à economia e Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930-1970, publicados pela Unesp. Foi agraciado com o diploma de Pesquisador Emérito do CNPq 2008.  

Título: Desconcentração Produtiva Regional do Brasil 1970-2005
Autor: Wilson Cano
Número de páginas: 294
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-7139-831-3 


 
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom