Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 11 Livro desvenda as origens da “revolução dos aiatolás”

Clientes

Livro desvenda as origens da “revolução dos aiatolás”

Dec 17, 2008

No final do ano de 1978, o mundo assistia perplexo à primeira revolução televisionada ao vivo em um Irã espremido entre a autocracia, a corrupção e anseios modernizadores. Um espetáculo surpreendente: as ruas das principais cidades do Irã eram inundadas por uma população enfurecida que exigia a saída do Xá Mohamemed Reza Pahlevi. Uma revolução exemplar: apresentava as variáveis definidoras de nossa época e dos perigos e desafios que enfrentamos.

Em A Revolução Iraniana, lançamento da Editora Unesp que integra a Coleção Revoluções do Século 20, Osvaldo Coggiola apresenta uma análise histórica, religiosa, social, política e econômica desta região conturbada desde tempos imemoriais e que guarda uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

Além das intervenções russa e britânica, no começo do século XX, e posteriormente da norte-americana, Coggiola elenca os motivos que tinha a população iraniana para derrubar o regime comandado pelo Xá, entre eles, a vertiginosa desigualdade social, seu posicionamento frente a questões religiosas e a repressão selvagem levada a cabo pela polícia política, a Savak. No entanto, o que mais chama a atenção é como o processo é modificado quando a ação passa da burguesia nativa para o proletariado: na revolução passada em “tempo real” para o mundo, o povo que oferecia seu peito às balas era inspirado pelos ensinamentos de um personagem religioso do século VII, o profeta Maomé.

Todo esse processo abriu o caminho para a ascensão do aiatolá Ruhollah Khomeini e alterou o equilíbrio no Oriente Médio, gerando resquícios em outros países como a Arábia Saudita. Coggiola chama atenção para as múltiplas raízes históricas e políticas que ficam ocultas quando a simplificação racionalista qualifica a revolução iraniana de islâmica, apresentando-a como um evento basicamente reacionário. Por isso, a necessidade também de se entender as contradições de um páis complexo, assim como uma visão geopolítica mais abrangente, oferecendo por fim um contraponto à atual visão apresentada na cruzada mundial contra o “terrorismo islâmico”.

Sobre o autor – Osvaldo Cogiolla é graduado em História pela Universite de Paris VIII (1977) e em Economia também pela Universite de Paris VIII (1979). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e professor nos cursos de jornalismo e economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Sobre a Coleção Revoluções do Século 20A Revolução Iraniana é o décimo livro da Coleção Revoluções do Século 20, organizada e dirigida pela historiadora Emília Viotti da Costa. A nova coleção pretende montar um quadro amplo das revoluções contemporâneas e já conta com títulos: A Revolução Boliviana, A Revolução Salvadorenha, A Revolução Alemã, A Revolução Chinesa, A Revolução Cubana, A Revolução Guatemalteca, As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético, A Revolução Nicaragüense e A Revolução Vietnamita.

Título: A Revolução Iraniana
Autor: Osvaldo Coggiola
Número de páginas: 152
Formato: 10 x 19 cm
Preço: R$ 20
ISBN: 978-85-7139-826-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom