Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 11 Napoleão: o imperador que virou mito

Clientes

Napoleão: o imperador que virou mito

Nov 05, 2008

Passados quase 200 anos de sua morte, Napoleão Bonaparte ainda desperta o imaginário de historiadores, jornalistas, políticos e apaixonados pela história mundial e continua referenciado pelo seu gênio militar e político. Em Napoleão, lançamento da Editora Unesp, Thierry Lentz vai além de uma simples biografia cronológica e propõe uma reflexão sobre a vida, obra e herança deste personagem emblemático da história ocidental. Esta síntese transparente da vida de Napoleão mostra como os conflitos ritmaram a sua ação política, mesmo que sua história não se resuma em uma série ininterrupta de guerras.

Napoleão: o imperador que virou mito

Napoleão: o imperador que virou mito

Passados quase 200 anos de sua morte, Napoleão Bonaparte ainda desperta o imaginário de historiadores, jornalistas, políticos e apaixonados pela história mundial e continua referenciado pelo seu gênio militar e político. Em Napoleão, lançamento da Editora Unesp, Thierry Lentz vai além de uma simples biografia cronológica e propõe uma reflexão sobre a vida, obra e herança deste personagem emblemático da história ocidental.

Lentz evita as paixões que envolvem as obras do passado para levar adiante a complexa tarefa de compreender esta figura mítica e como o Império que ele construiu passou do apogeu à queda em apenas cinco anos. A cada novo capítulo, interessantes fatos sobre Napoleão são apresentados, como sua admiração por Carlos Magno e a relação conflitante com o papa.

Esta síntese transparente da vida de Napoleão mostra como os conflitos ritmaram a sua ação política, mesmo que sua história não se resuma em uma série ininterrupta de guerras. Napoleão entendia o confronto armado como ferramenta necessária para impor à força um novo modo de governar, transformando assim não apenas a nação francesa, mas toda a Europa.

Mais do que um estudo sobre seus feitos e atitudes, Napoleão traz linhas de reflexão sobre a biografia deste personagem que excede bastante a aventura individual. Um homem versátil e capaz de se adaptar a diferentes situações, cuja “política é de governar os homens como a maioria exige. Está aí, creio eu, a maneira de reconhecer a soberania do povo. Foi em me passando por católico que acabei com a guerra de Vendéia, me passando por muçulmano que me estabeleci no Egito, me passando por ultramontano que ganhei as pessoas na Itália. Se eu governasse um povo judeu eu restabeleceria o templo de Salomão”.

Sobre o autor - Thierry Lentz é diretor da Fundação Napoleão e responsável pelos cursos no Celsa (Paris iv-Sorbonne). Ele é autor de várias obras sobre o período napoleônico, entre elas Le Grand Consulant, 1799- 1804 (Fayard, 1999).

Título: Napoleão
Autor: Thierry Lentz
Tradução: Constância Egrejas
Número de páginas: 182
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-846-7

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.



Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom