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Pesquisadora faz exame crítico de projetos para melhoria da educação brasileira
Mar 25, 2009
Sabe-se que a educação pública do país acumula uma série de problemas e se faz necessária uma reforma concisa para mudar um contexto de baixos salários, alunos e professores desmotivados e escolas com péssimas infraestruturas.
E quando há projetos governamentais que buscam recapturar o prestígio perdido, como Escola Cidadã e Cidade Educadora, ambos implantados em Porto Alegre, há que se deter na análise destes modelos e identificar soluções que possam ser replicadas. É o que faz Gestão e currículo: fundamentos políticos e epistemológicos dos projetos Escola Cidadã e Cidade Educadora, de Ângela Maria Hidalgo, que acaba de ser lançado pela Editora Unesp.
A obra é um extenso estudo acerca dos pressupostos teóricos e ideais filosóficos que embasaram a estrutura dessas iniciativas, de modo a proporciar o reconhecimento mútuo entre escola e comunidade. Para a elaboração desta pesquisa minuciosa, a autora se apoiou em entrevistas e depoimentos de professores, técnicos, diretores, representantes de pais, supervisores e também do coordenador da sede mundial do projeto Cidades Educadoras da Espanha e do assessor do Institut d'Educació da prefeitura de Barcelona.
A quantidade de dados levantada por Ângela Hidalgo possibilitou um exame crítico dessas propostas, que incentivam a formação de bons cidadãos e que se justifica pelas construções teóricas que integram a flexibilização curricular e procuram a pertinência cultural dos conteúdos trabalhados na escola. Por meio de discussões que buscam explicar os problemas apresentados na pesquisa e também esclarecer questões sobre o verdadeiro papel da escola na promoção da educação ou ainda acerca da participação dos pais na vida educativa dos filhos, a pesquisadora desenvolve um trabalho consistente para quem deseja entender melhor os projetos aplicados no ensino brasileiro.
Sobre a autora – Ângela Maria Hidalgo é licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Paraná e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina; especialista em Sociologia da Educação; mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP e doutora em Educação pela Unesp, câmpus de Marília (SP). Atuou como docente na graduação e no mestrado da Universidade Estadual de Londrina e atualmente é docente-adjunta do departamento de Pedagogia da Unicentro (PR) na área de Políticas Educacionais.
Título: Gestão e currículo: fundamentos políticos e epistemológicos dos projetos Escola Cidadã e Cidade Educadora
Autora: Ângela Maria Hidalgo
Número de páginas: 294
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-7139-878-8
Coleção: PROPG
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