Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 04 Autor de 'As crônicas de Nárnia' discorre sobre uma nova maneira de entender a literatura

Clientes

Autor de 'As crônicas de Nárnia' discorre sobre uma nova maneira de entender a literatura

May 11, 2009

O escritor irlandês Clive Staples Lewis, cujos 38 livros venderam mais de 200 milhões de cópias, defende, em Um experimento na crítica literária, novo título da Editora Unesp, a literatura como uma prática que possibilita que tenhamos prazer e acesso a experiências que não são nossas. O autor da série As crônicas de Nárnia e de O Regresso do Peregrino mostra aqui que a recepção da obra deve ter um fim em si própria, sendo que a experiência literária aumenta o referencial do indivíduo sem ferir a individualidade.

 C. S. Lewis, fundamentado em seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval, defende que a literatura não pode ser avaliada pela falsa capacidade de revelar verdades sobre a vida ou como uma auxiliar da cultura. A atividade literária deve ser considerada uma ação de libertação para que o homem não seja apenas ele mesmo, tendo contato com experiências alheias, que podem ser tanto belas, cômicas e hilariantes, como estranhas, terríveis e assustadoras.

Um experimento na crítica literária trabalha com a idéia de que quanto mais especificamente literárias forem as observações, menos contaminadas estariam por uma teoria de valor, fazendo com que a recepção da obra fique nela mesma. Porém, o leitor deve atribuir às palavras mais do que a atenção mínima necessária para extrair o acontecimento principal, preferindo livros que são realmente considerados bem escritos. Neles, descrições são profundas, diálogos conseguem produzir alguma ilusão e personagens são possíveis de serem imaginados.

Sem que sua individualidade seja ferida, ao ler um bom livro, o indivíduo aumenta seu referencial, podendo ver o mundo, apesar da manutenção da autonomia de pensamento, de inúmeras maneiras. Ampliando a capacidade de cada um se relacionar com a realidade, torna-se possível transcender, ocorrendo, assim, uma jornada para fora do eu. 

Sobre o autor – C. S. Lewis, autor e escritor irlândes (1898-1963), é célebre por seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu em obras e palestras. Nos últimos anos, ganhou destaque por ser autor da famosa série de livros infantis As crônicas de Nárnia , levada ao cinema com grande sucesso.

Título: Um experimento na crítica literária
Autor: C. S. Lewis
Número de páginas: 124
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28
ISBN: 978-85-7139-836-8

 Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom