Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 04 Pesquisa revela nova imagem do abolicionista Joaquim Nabuco

Clientes

Pesquisa revela nova imagem do abolicionista Joaquim Nabuco

Apr 27, 2009

O lançamento da Editora Unesp, Abolicionistas brasileiros e ingleses: a coligação entre Joaquim Nabuco e a British and Foreign Anti-Slavery Society (1880-1902), de Antonio Penalves Rocha, examina as conexões internacionais de abolicionistas brasileiros, ocultadas por eles próprios e desconhecidas pela História do Brasil. Neste processo, mostra como essa aliança foi decisiva para a construção da imagem consagrada de Nabuco, mantida até hoje por historiadores que descrevem sua atuação no processo que acabou com a escravidão no Brasil.

Diferentemente do que costuma ser dito, a prioridade do projeto abolicionista de Joaquim Nabuco não era a eliminação da opressão exercida sobre os escravos, mas sim a abolição da escravidão para refazer o alicerce da nação por meio do trabalho livre a fim de que o Império fosse preservado e prosperasse. Não fosse pela promoção da sociedade inglesa, que atuava mundialmente contra a escravidão, certamente não sobreviveria na memória nacional nem a sua imagem Nabuco como líder abolicionista, tampouco os abundantes usos políticos que ela ainda hoje inspira.

Abolicionistas brasileiros e ingleses tem como base documentos inéditos encontrados em arquivos ingleses referentes à coligação e a relação, que até hoje recebeu pouca atenção, entre Nabuco e a mais conhecida sociedade abolicionista da segunda metade do século XIX. Isso sem contar a análise dos próprios textos de Nabuco e os mais importantes estudos sobre ele e sua obra. E, além da análise histórica, Penalves Rocha apresenta uma edição crítica dos documentos exclusivos, a começar por toda a correspondência entre os ingleses e Nabuco, no total de 98 cartas. O livro traz também todas as petições de abolicionistas estrangeiros para que o Império abolisse a escravidão, além de alguns artigos de um jornal carioca que era publicado em inglês, The Rio News, cujo proprietário, Andrew Jackson Lamoureux, foi um abolicionista norte-americano que desempenhou um papel importante na formação da coligação.

A obra desvenda, portanto, uma aliança que visava à promoção mútua das suas partes constitutivas, revelando de que modo ela construiu a imagem de Nabuco e como esta foi mantida ao longo da história.

Sobre o autor – Antonio Penalves Rocha é professor do Departamento de História da FFLCH-USP, autor de A economia política na sociedade escravista (Departamento de História-USP e Hucitec), Visconde Cairu (Editora 34) e A recolonização do Brasil pelas Cortes – história de uma invenção historiográfica (no prelo, Editora Unesp).

Título: Abolicionistas brasileiros e ingleses: a coligação entre Joaquim Nabuco e a British and Foreing Anti-Slavery Society (1880-1902)
Autor: Antonio Penalves Rocha
Número de páginas: 448
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 65
ISBN: 978-85-7139-893-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom