Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 China ultrapassa os Estados Unidos e é hoje o maior comprador do Brasil

Clientes

China ultrapassa os Estados Unidos e é hoje o maior comprador do Brasil

Jul 23, 2009

China ultrapassa os Estados Unidos e é hoje o maior comprador do Brasil

O yuan, moeda chinesa, poderá substituir o dólar nas relações comerciais com o Brasil

Incremento nas relações econômicas entre os dois países provoca corrida a cursos de mandarim em São Paulo

 

A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil, superando os Estados Unidos na compra de produtos brasileiros. É o que revelam os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre a balança comercial brasileira, sobre os países que mais importaram do Brasil entre os meses de janeiro e junho de 2009.

Até o final de 2008, os Estados Unidos encabeçavam a lista de compradores, com 27,4 bilhões de dólares, sendo seguido pela Argentina (17,6 bi) e a China (16,4 bi), que já havia superado a Alemanha em 2003. Mas só nos seis primeiros meses deste ano, a China desponta em primeiro lugar, com 10,4 bilhões de dólares, seguida pelos Estados Unidos, com 7,2 bi, a Argentina, com 4,9 bi e a Alemanha, com 2,7 bi. Ou seja, do total de 69,9 bilhões exportados neste ano, quase um sexto é para a China.

 

Exportações brasileiras por país em bilhões de dólares americanos

País 1990 2000 2005 2008 2009
(jan-jun)
Estados Unidos 7,5 (1º) 13,1 (1º) 22,5 (1º) 27,4 (1º) 7,2 (2º)
Alemanha 1,8 (2º) 2,5 (3º) 5,0 (4º) 8,5 (4º) 2,7 (4º)
Argentina 0,6 (3º) 6,2 (2º) 9,9 (2º)  17,6 (2º) 4,9 (3º)
China 0,3 (4º) 1,0 (4º) 6,8 (3º) 16,4 (3º) 10,4 (1º)

Fonte: SECEX/MDIC (clique acima no nome do país para acessar as respectivas séries históricas) 

 

Não é novidade o surgimento da China como megapotência no cenário internacional, pois o país vem registrando nos últimos anos elevadas taxas de crescimento, com fôlego mesmo após o advento da crise no ano passado. Além disso, a China tem se destacado no cenário internacional das artes e do esporte, despertando o interesse de brasileiros em conhecer a cultura e o idioma daquele país. Isso tem se refletido na procura crescente pelas atividades oferecidas pelo Instituto Confúcio na Unesp, órgão autorizado pelo governo chinês para promoção do ensino do mandarim e intercâmbio cultural.

Inaugurado no final de novembro do ano passado em São Paulo, como resultado de um convênio entre a Unesp e a Universidade de Hubei, o Instituto Confúcio na Unesp iniciou as primeiras turmas de mandarim em maio em São Paulo e, logo em seguida, expandiu a oferta também para o interior do Estado, em Marília. Para atender a crescente demanda, dois novos professores acabam de ser contratados e desembarcaram da China em São Paulo na última sexta-feira (17 de julho). Eles serão responsáveis pelas novas turmas que começam em agosto.

Aprendizado inclui alfabetização com ideogramas – Aprender uma nova língua é certamente um diferencial competitivo num mundo em crescentes relações internacionais. Mas, quando o idioma é o chinês, os desafios podem parecer maiores, pois incluem também a “alfabetização”, ou seja, a leitura e escrita por meio de ideogramas. Essa entretanto não é uma dificuldade, pois o "método utilizado, aprovado pelo Ministério da Educação da China (Hanban), foi totalmente desenvolvido para o público ocidental e, em especial o brasileiro, o que facilita o aprendizado", garantem os professores.

O curso é composto por três níveis (básico, intermediário e avançado), cada um com três módulos, de 40 horas cada (um semestre). As aulas, com duas horas de duração, incluem conversação e escrita e acontecem uma vez por semana, de modo a conciliar o curso com as concorridas agendas dos alunos, em sua maioria profissionais que já realizam negócios com a China ou que veem no aprendizado do idioma uma chance para um upgrade em suas carreiras. Segundo a direção da entidade, em um ano e meio é possível dominar uma conversação básica.

Além dos horários regulares (a partir 7 da manhã ou à noite), é possível ainda montar turmas em horários específicos para grupos, conforme a disponibilidade dos alunos, como na hora do almoço ou nos finais de semana.

Os alunos contam com uma biblioteca com variado acervo de publicações, incluindo livros, periódicos, CDs e DVDs, além de laboratório de línguas e plantão de dúvidas.

Bolsas gratuitas para jovens de escolas públicas – Por estar vinculado a uma universidade pública, o Instituto Confúcio na Unesp cumpre também um papel social ao oferecer bolsas integrais, incluindo o material didático, para estudantes provenientes de escolas públicas. A proposta é proporcionar a oportunidade de jovens poderem se preparar para os novos desafios que o mundo contemporâneo apresenta.

A nova turma começa no dia 6 de agosto, com aulas às quintas-feiras, das 14h às 16h. Para se inscrever, o aluno deve procurar diretamente a entidade.

Atividades culturais complementam o aprendizado – Ao lado das atividades didáticas, o Instituto Confúcio na Unesp realiza várias ações culturais, abertas ao público em geral, que visam proporcionar o conhecimento sobre a cultura chinesa.

Neste mês, por exemplo, está acontecendo a I Mostra de Cinema Chinês, com documentários e longas-metragens cedidos pelo governo da China, que retratam a vida, a história e os costumes do povo. As exibições são gratuitas e acontecem às terças, sextas e sábados, até 9 de agosto, na sede do Instituto Confúcio, na Praça da Sé, 108 – 4º andar.

E no dia 10 de agosto, será inaugurada uma exposição sobre a escrita chinesa, com mostra de painéis e peças desde a pré-história que acompanham a evolução dos registros deste milenar idioma. Também gratuita, será realizada na nova sede do Instituto de Artes da Unesp, ao lado do metrô Barra Funda.

Em agosto, começa também o curso de História da Arte Chinesa, que vai abordar desde a caligrafia, passando pela pintura, escultura, cerâmica, seda, bronze e jade, até a arte contemporânea. Com início no dia 4 e término em 24 de setembro, as aulas acontecem às terças e quintas, das 18h às 20h.

O Instituto Confúcio na Unesp também tem atendido a demandas pontuais de empresas que precisam preparar rapidamente seus executivos para missões comerciais àquele país, oferecendo workshops sobre o ambiente de negócios, que abrangem os cenários cultural, político, econômico, legal e tributário da China. “Mesmo sem dominar o idioma, conhecer pelo menos a cultura local faz diferença na hora de negociar com outros países, evitando situações que poderiam causar constrangimento, como o tradicional tapinha nas costas, tão típico do brasileiro e tão mal visto pelos chineses”, explica Jézio Gutierre, um dos diretores da entidade.

A programação completa do Instituto Confúcio na Unesp está disponível no site: www.institutoconfucio.unesp.br.

Instituto Confúcio na Unesp
Praça da Sé, 108 – 4º andar
01001-900 São Paulo SP
Fone (11) 3107-2943
[email protected]
www.institutoconfucio.unesp.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp e do Instituto Confúcio na Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom