Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Löwy e Besancenot revelam novas faces de Che Guevara e sua herança para o pensamento político

Clientes

Löwy e Besancenot revelam novas faces de Che Guevara e sua herança para o pensamento político

Jul 29, 2009

As paixões e polêmicas em torno da já mítica figura de Che Guevara formam um grande desafio para aqueles que buscam traçar um perfil fidedigno de sua figura histórica. Desafio enfrentado por Olivier Besancenot e Michael Löwy em Che Guevara: uma chama que continua ardendo. Neste lançamento da Editora Unesp, discutem, a partir de diversos ângulos, a evolução do pensamento político, valores, propostas e sonhos do médico argentino que morreu combatendo a ditadura militar boliviana em 1967.

Nessa busca, os autores revelam um caráter mais humano desse personagem revolucionário, expondo suas forças e fraquezas, sua lucidez e cegueira, seus erros e inabilidades. O que o destacava dos demais personagens políticos da história era a coerência que mantinha entre o discurso e a prática, pensamento e ação. Essa singularidade de agir conforme a palavra é, para Löwy e Besancenot, a razão de Che continuar a fascinar inúmeras pessoas em todo o mundo, principalmente os jovens.

E o fascínio inesgotável leva à atualização de alternativas ideológicas, igualitárias e democráticas inspiradas pelos ideais defendidos por Che. Esse é um campo amplamente discutido nas páginas do livro: seu legado está presente nos inúmeros movimentos sociais que vêm se consolidado nos últimos anos (Fórum Social Mundial, zapatistas, Via Campesina, entre outros) e escancara a influência guevarista para a construção do chamado “socialismo do século XXI”.

Além de debater a herança política nos movimentos sociais, principalmente na América Latina, Che Guevara: uma chama que continua ardendo constrói uma interessante narrativa, cheia de detalhes que desvendam a trajetória da guerrilha que ele comandou na Bolívia antes de ser capturado no vilarejo de La Higuera pelo exercito local. Outro mérito da obra é a discussão sobre sua busca constante de um novo modelo de socialismo a partir das ressalvas aos erros cometidos no século XX.

Sobre os autores – Michael Löwy é diretor de pesquisas emérito no Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS) e trabalhou sobre a história do marxismo na América Latina e sobre a Teologia da Libertação. Em 1970, pela Maspero, publicou La Pense de Che Guevara, traduzido em dez línguas. Olivier Besancenot é dirigente do Noveau Parti Anticapitalise (NPA), foi porta-voz da Ligue Comumuniste Revolutionnaire (LCR). É autor de Tout est à nous (Denoet, 2002) e de Révolucion? 100 mots pour changer le monde (Flammarion, 2003).

Título: Che Guevara: uma chama que continua ardendo
Autores: Olivier Besancenot e Michael Löwy
Tradutora: Maria Leonor Loureiro
Número de páginas: 150
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-922-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3242-7171 ou site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom