Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 09 Coleção 'Pequenos Frascos' traz a eloquente defesa de Thomas Huxley pela liberdade de pensamento

Clientes

Coleção 'Pequenos Frascos' traz a eloquente defesa de Thomas Huxley pela liberdade de pensamento

Sep 02, 2009

O novo título da Coleção Pequenos Frascos oferece uma ótima síntese do pensamento educacional e filosófico de Thomas Henry Huxley, um dos maiores defensores da teoria da seleção natural de Charles Darwin. Escritos sobre ciência e religião traz três de seus mais relevantes ensaios, um deles relativo à educação, os outros dois sobre crenças religiosas e seu contraste com o pensamento científico. Fazem parte desta coletânea “Sobre a conveniência de se aperfeiçoar o conhecimento natural”, “Ciência e cultura” e “O natural e o sobrenatural”.

Neste lançamento da Editora Unesp fica claro que, mais do que construir teorias científicas, a preocupação de Huxley era com ideias e atitudes. Sua defesa da ciência em detrimento do pensamento religioso está ligada a uma visão filosófica sobre a natureza da pesquisa científica e de sua oposição à religião. O que o levava, inclusive, a defender o estudo da Bíblia nas escolas, tanto por causa de seu valor literário quanto por suas mensagens éticas.

Escritos sobre ciência e religião permite ao leitor entrar em contato direto com o estilo eloquente de um grande pensador do século XIX – um cientista que teve enorme influência não apenas por suas pesquisas, mas também por seu esforço para solucionar algumas questões mais amplas que possuem interesse direto para toda a humanidade.

Sobre o autor – O biólogo britânico Thomas Henry Huxley ficou marcado pela intransigente defesa da teoria da evolução, principalmente pelo debate o que o opôs ao Bispo Samuel Wilberforce. Também tem extensa contribuição na pesquisa científica, notadamente na embriologia, onde foi um dos grandes nomes da teoria biogênica.

Coleção Pequenos Frascos – Obras de agradável leitura em edições de bolso cuidadosamente editadas. Já foram lançados os seguintes títulos da coleção: Como escolher amantes e outros escritos, de Benjamin Franklin; O Filósofo autodidata, de Ibn Tufayl; Reflexões e máximas, de Vauvenargues (Luc de Clapier, Marquês de); e Modesta proposta, de Jonathan Swift.

Título: Escritos sobre ciência e religião
Autor: Thomas Henry Huxley
Número de páginas: 144
Formato: 11,5 x 18 cm
Preço: R$ 25
ISBN: 978-85-7139-921-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom