Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Clássico de Maurice Joly traz acalorado debate imaginário

Clientes

Clássico de Maurice Joly traz acalorado debate imaginário

Oct 07, 2009

“Este livro tem traços que podem aplicar-se a todos os governos”, já adverte Maurice Joly no início de seu livro Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu, novo título da Coleção Pequenos Frascos, lançado pela Editora Unesp. Apesar de sua publicação original ter sido feita há quase 150 anos, Joly não poderia ser mais universal e contemporâneo. Isso porque o embate ideológico imaginado pelo autor é muito mais do que um debate de conceitos divergentes: é a própria defesa dos regimes políticos de liberdade contra os regimes autoritários.

Entretanto, na época de sua produção, a obra tinha como objetivo atingir um governo e um governante específicos. Quando Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu foi escrito, Maurice Joly vivia numa França sacudida por revoluções e transições de ordem política, e acabava de ver ascender ao trono Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte), que instaurou um império despótico e desencadeou as reações liberais dos republicanos franceses.

Em resposta às condutas do novo imperador, Joly idealizou um embate histórico entre dois pensadores que marcaram a história política do mundo ocidental. Colocando os autores de O príncipe e de O espírito das leis (cujas vidas se separam por mais de um século) para defender seus conceitos, o escritor põe em discussão ideais muito maiores. Criou uma discussão entre a Força e a Lei, a Astúcia e o Direito, o Interesse e a Moral.

O resultado é a oposição de duas linhas de argumentos fortes que se embatem num diálogo lógico que desperta a atenção do leitor. Exatamente por isso, a obra se configura não só como uma aula sobre o pensamento político desses dois grandes pensadores, mas uma fonte de reflexão sobre os regimes políticos para todo o mundo contemporâneo.

Título: Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu
Autor: Maurice Joly
Tradução: Nilson Moulin
Número de páginas: 356
Formato: 11,5 x 18 cm
Preço: R$  45
ISBN: 978-85-7139-915-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom